Como ficou a gestão de despesas na pandemia e no home-office

A gestão de despesas foi considerada um grande desafio tanto para as empresas em crescimento como para os grandes negócios durante a pandemia. Com a mudança para o home-office, líderes observaram a necessidade de reorganizar processos para manter o controle da área financeira.

Com a chegada das novas tecnologias e da transformação digital, a gestão de despesas se tornou um tema recorrente para o setor financeiro das organizações. A discussão sobre o tema ganhou maior relevância com a mudança da rotina e dos modelos de trabalho durante o período de recessão ocasionado pela pandemia.

Dados levantados pela SAP Concur apontam que 35% dos colaboradores demoram um tempo considerável para enviar as despesas aos gestores e 81% dos líderes financeiros admitem pontos cegos em relação às despesas e viagens de suas companhias.

Mais do que nunca, é preciso gerenciar gastos, reduzir custos e aumentar a lucratividade dos negócios para sobreviver ao período de crise. Mas por onde começar? Essas foram as alterativas que as empresas encontraram para continuar prosperando:

Automatize gastos do colaborador de forma unificada

Considerada a etapa mais importante do processo, a centralização de informações em uma solução única e digital otimiza o controle de custos e a visibilidade do fluxo de caixa, além de preencher lacunas de dados e fluxo de trabalho que, em alguns cenários, podem deixar os custos de conformidade fora de controle.

Conecte-se a diferentes fontes de gastos e ao seu sistema contábil

A integração de diferentes aplicações – ERP, sistema de folha de pagamentos, aplicativos de mobilidade, cartão de crédito corporativos, entre outras – requer um ecossistema de parceiros conectados em nuvem. Isso permite que as organizações façam análises em tempo real, que resultarão em insights para a gestão de despesas.

Utilize dados de gastos para insights e relatórios analíticos

Para a conformidade de custos e despesas é preciso investir em tecnologias capazes de auditar orçamentos e identificar oportunidades de economia. Essa vantagem competitiva pode ser obtida com relatórios e painéis adaptados que geram dados e economizam tempo de equipes e líderes, que poderão tomar melhores decisões de forma rápida e assertiva.

Forneça uma experiência digital simples para os funcionários

Soluções inteligentes voltadas para a gestão de despesas aumenta a satisfação dos colaboradores e agilizam as aprovações quando necessárias. Preparar os funcionários para mudanças de softwares com orientações curtas é essencial para que realizem seus trabalhos com facilidade e autonomia. Em empresas grandes, a colaboração entre diferentes departamentos é de extrema importância.

Apresente os resultados internamente e para o mercado

Manter investidores, conselho interno e colaboradores informados sobre o desempenho e retorno dos investimentos é importante para obter uma avaliação positiva do mercado, o que impulsiona diretamente os resultados das empresas. Com a implementação de soluções inteligentes, essa apresentação pode ocorrer de forma online e centralizada em um único aplicativo, o que diminui também os gastos com papel e reduz emissões de CO2, relevantes para programas e relatórios de sustentabilidade das empresas.

Mais que reparar danos, é preciso estar preparado para o que o futuro reserva – até mesmo para cenários não previstos. A SAP possui em seu portfólio soluções voltadas especificamente para a gestão de despesas, que fornece uma visão clara e completa de gastos que ajudam as empresas a reduzirem custos de forma eficiente e segura. Acesse o site e conheça!

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.