ERP na nuvem: conheça 5 vantagens dessa migração para manufatura

O sucesso na indústria depende de muitos fatores e decisões estratégicas para impulsionar os negócios. Conheça 5 vantagens do ERP na nuvem agora mesmo e saia na frente.

Um sistema de produção envolve muitas pessoas, processos e tecnologias. Para ter resultados positivos é preciso evitar falhas e integrar todas as etapas. Uma empresa de manufatura que se propõe a utilizar sistemas de gestão empresariais está alinhando as necessidades do mercado com os objetivos da indústria a longo prazo.

Conheça os benefícios do ERP na nuvem e torne seu negócio mais competitivo e resiliente.

O que é ERP na nuvem?

ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que unifica processos, dados e informações de todas áreas da empresa em um único ambiente.

Com o avanço tecnológico das plataformas de software, os sistemas que antes eram desenvolvidos apenas por grandes empresas e reservavam todos os dados em desktops através de um ERP local estão substituindo tais tecnologias defasadas para ERP na nuvem.

Com os dados em nuvem é possível acessar o ambiente de gestão empresarial de qualquer lugar, com menor esforço para instalação, manutenção e com a agilidade e segurança da tecnologia de cloud computing.

Conheça as 5 vantagens dessa migração para ERP na nuvem para a manufatura:

1.   Aumento da Produtividade

Com um mercado cada vez mais conectado e acelerado, a produtividade é um fator-chave no setor de manufatura. Tomar decisões que impactem positivamente a performance do time faz toda diferença nos resultados da empresa.

A utilização de um sistema de gestão integrada na nuvem possibilita que gestores acompanhem em tempo real os resultados da empresa e analisem dados para aumentar a produtividade dos colaboradores.

Um sistema ERP na nuvem facilita o trabalho dos colaboradores com acesso remoto a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e permite que o fluxo de trabalho seja muito mais ágil, prático e eficiente.

Com isso, é possível melhorar o planejamento e a capacidade de resposta aos requisitos do cliente, permitindo que sua equipe inicie os projetos mais rapidamente e mantenha a produtividade ao longo do ciclo de atividade.

2.   Acesso Remoto

Com a pandemia da Covid-19, o mundo precisou repensar e acelerar projetos relacionados ao acesso remoto de informações. A pandemia impactou a forma de trabalho e muitos colaboradores precisaram realizar suas atividades em casa.

O sistema ERP na nuvem é um grande aliado de empresas que valorizam o acesso à informação, independente de onde o usuário esteja.

Uma das grandes vantagens da migração para o sistema de gestão na nuvem é a possibilidade de configurar acessos, permissões e tornar o acesso remoto muito mais confiável e rápido, democratizando os dados e relatórios para todas as pessoas da empresa em poucos cliques.

3.   Flexibilidade e Escalabilidade

Um ERP local possui muitas barreiras para o crescimento dos negócios. No caso da manufatura, que precisa lidar com altos volumes e flexibilidade nas operações, ter um sistema ERP na nuvem entrega a escalabilidade necessária para crescer com agilidade quando for preciso.

Recentemente o Grupo Movile adotou o SAP Business One Hana para conquistar mais flexibilidade e sustentar o crescimento da empresa. A escolha do sistema foi diretamente ligada ao objetivo de conquistar inovação e transformação digital também para o back office, capaz de escalar, organizar e aumentar o faturamento.

Na nuvem é possível contratar o serviço de acordo com a demanda, sem necessidade de grandes investimentos. Assim, a empresa de manufatura pode pagar somente quando for preciso utilizar o espaço, aumentar e diminuir a contratação, pagando apenas pelo serviço que precisar, sem surpresas na fatura e com toda praticidade de utilizar um ERP na nuvem.

4.   Segurança de Dados Empresariais

Um dos pontos importantes para tomar a decisão de utilizar um sistema ERP na nuvem é a preocupação com a segurança de dados empresariais. Atualmente, existem legislações e uma preocupação forte com o tratamento de dados por parte das empresas.

Com o ERP na nuvem é possível preservar todos os dados sem perder a agilidade nos processos decisivos da empresa. O ambiente em nuvem reduz o índice de falhas e ameaças à segurança da informação e fornece um espaço para uso seguro de dados, tanto de fornecedores quanto de clientes.

5.   Redução de Custos

A redução de custos nem sempre está relacionada à valores tangíveis do negócio. No caso de uma empresa da manufatura, erros podem representar prejuízos financeiros enormes.

Utilizar um ERP na nuvem reduz riscos e retrabalhos, impactando os custos do negócio e transformando a perda de eficiência em menos custos. Uma análise mais estratégica da operação também permite o fornecimento de:

  • Orçamentos precisos: fornecer orçamentos assertivos através da análise de custos de seus colaboradores, recursos e materiais;
  • Taxas de utilização: aprimore as taxas de utilização de máquinas e mão de obra, ajustando o orçamento e eficiência com menos horas de mão de obra indireta.

Ao longo do artigo, compartilhamos 5 vantagens do ERP na nuvem para manufatura. O SAP Business One para a indústria de manufatura entrega maior rastreabilidade, abreviando o processo de vendas e agilizando a pontualidade nas entregas. Quer saber mais? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas em ERP na nuvem.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.