Sistema de gestão integrada: por que adotá-lo em seu agronegócio?

O agronegócio está cada vez mais tecnológico e eficiente. Por que adotar um sistema de gestão integrada? Leia o artigo completo e saiba mais.

Nos últimos anos, empresários do agronegócio perceberam que a tecnologia e a inovação poderiam impulsionar os resultados e facilitar atividades manuais. Do campo ao escritório, a busca constante por transformação digital tornou-se um diferencial competitivo no setor.

Em um cenário otimista e em constante crescimento, muitas soluções inovadoras surgiram no agronegócio, como é o caso do sistema de gestão integrada que falaremos a seguir. Vamos lá?

O que é um sistema de gestão integrada?

Sistema de gestão integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning) é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa, tais como logística, finanças e recursos humanos.

A tecnologia é, cada vez mais, considerada essencial para a operação das empresas, proporcionando um gerenciamento capaz de auxiliar na redução de custos e tomadas de decisões mais assertivas nos negócios.

Por que adotar um sistema de gestão no agronegócio?

Os números do agronegócio no Brasil mostram que, apesar dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19, o setor do agronegócio segue aquecido. Uma análise publicada no CNA Brasil mostrou que o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 5,35% no primeiro trimestre de 2021.

As empresas também precisam adaptar os fluxos e projetos de um mercado em crescimento constante. Adotar um sistema de gestão integrada no agronegócio é uma estratégia importante para realizar uma gestão unificada, com facilidade na operação, obter dados e analisar relatórios do negócio.

Para alavancar o agronegócio, é possível estruturar o negócio tomando como referência o “Agrotech”, capaz de usar tecnologias inteligentes a favor do campo. Conheça os benefícios de adotar um sistema de gestão integrada no agronegócio agora mesmo.

Redução de Processos Manuais

Conseguir eliminar ou reduzir processos manuais é um benefício conquistado por empresas de agronegócio que utilizam integração das áreas através de sistema de gestão.

Na rotina da empresa, é muito comum encontrar atividades que poderiam ser facilmente solucionadas por automatização e inovação. São algumas delas:

  • Lançamentos contábeis manuais;
  • Encerramentos financeiros de períodos da safra;
  • Controle de estoque;
  • Disponibilidade de informações mesmo fora da empresa;
  • Controle de usuários e acessos personalizados.

Por exemplo, recentemente, devido ao contexto da pandemia mundial, foi desenvolvida uma solução rápida para necessidades atuais e específicas do agronegócio, o CoWorking One. Ele é capaz de monitorar a temperatura dos usuários e o cumprimento do distanciamento social, como: se estão todos de máscara, e mostrar pontos de concentração de calor.

A solução foi desenvolvida em SAP Cloud Platform e integra tecnologias inteligentes, como IoT, Machine Learning, chatbot, Blockchain, sensores de presença e câmeras inteligentes para garantir que os espaços sejam ocupados com segurança.

Com um sistema inteligente de gestão com dados em nuvem, é possível direcionar os esforços da empresa para trabalhos mais estratégicos.

Otimização do Tempo da Equipe

Qual foi o último preço que foi pago para seu fornecedor? Qual pedido de compras realizado no mesmo período do ano anterior? O sistema ERP fornece lista de preços, tanto de compras quanto de vendas, com rápido acesso para seu time de colaboradores.

Em poucos cliques, todas informações da empresa que precisam ser consultadas estarão nas mãos da equipe responsável. Por isso, o sistema de gestão integrada é um grande facilitador da produtividade e otimização do tempo da equipe.

Padronização de Informações

A padronização de informações faz com que a empresa tenha uma hierarquia do que precisa ser feito em cada etapa. É muito comum erros acontecerem em lançamentos, pedidos de compras, orçamento ou emissões de notas fiscais, por exemplo.

Dentro do sistema ERP, a empresa pode definir quais campos devem ser obrigatoriamente respondidos, facilitando a transação de informações e reduzindo prejuízos financeiros causados por erros manuais.

Um relatório da SAP também mostrou que a padronização possibilita uma gestão mais digitalizada, com cadeias de suprimentos do agronegócio mais transparentes e sustentáveis.

Sistema de Gestão Integrada SAP Business One

Os benefícios para pecuaristas, agricultores e demais profissionais do agronegócio são muitos. Mas, antes de escolher qual sistema de gestão integrada possui maiores benefícios para o seu negócio, é importante procurar uma empresa que seja referência no mundo e tenha capacidade de acompanhar o crescimento da sua empresa.

A SAP, por exemplo, fornece mais de 550 módulos personalizados prontos para atender a demanda de diversos segmentos, o melhor para o seu negócio, capacidade de implementação acelerada e atualizações recorrentes para fornecer a melhor experiência aos usuários.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.