>

Como implantar um ERP? Conheça os pontos essenciais para o varejo

Artigo

Implantar um ERP na empresa é um processo que deve ser feito com cautela, orientação e planejamento. Conheça os pontos essenciais de uma implementação de sucesso para o varejo.

O varejo está cada dia mais digitalizado. Os consumidores estão priorizando jornadas de compras digitais e a tecnologia proporcionou aos varejistas soluções para manter alavancar a eficiência e entregar experiências aos clientes cada vez mais competitivas no mercado.

Proporcionar experiências centralizadas e conectadas a partir de cada interação com o cliente e convertê-la em vendas e, depois, em fidelização é o futuro do varejo acontecendo agora.

Com tantas mudanças acontecendo nos últimos anos e consumidores cada vez mais exigentes, processos e fluxos internos também precisaram ser otimizados para melhorar a organização e desempenho das empresas. Com isso, a busca por sistemas de gestão integrados se tornaram uma prioridade para executivos da área varejista.

Mas, é muito comum surgirem dúvidas na hora de decidir implantar um ERP. O que é essencial para o varejo? Como garantir os melhores resultados? Listamos os pontos essenciais a seguir.

A importância do ERP para o setor varejista

Softwares ERP (Enterprise Resource Planning) fornecem o planejamento de recursos da empresa. Eles entregam rastreamento e visibilidade completa das informações de todas partes da empresa, proporcionando decisões mais assertivas e inteligentes.

  • Gestão do estoque;
  • Controle de distribuição;
  • Gestão comercial e monitoramento de vendas e indicativos;
  • Acompanhamento do fluxo de pedidos de vendas e fornecedores;
  • Etiquetagem e gestão inteligente da documentação contábil;
  • Maior inteligência financeira e controle;
  • Entre outros.

Sincronizar todas as atividades, processos e vendas em uma única plataforma é o grande diferencial que está transformando o varejo através da utilização de sistema ERP. Quais são os principais passos para implantar um ERP e ter sucesso? Falaremos a seguir.

Como implantar um ERP no varejo?

Implantar um sistema ERP em lojas varejistas envolve algumas etapas essenciais, já que todos os dados do negócio serão migrados para a plataforma. Todas as fases devem ser muito bem analisadas e focadas em metodologias para garantir a implementação da tecnologia com sucesso, sem prejudicar o custo-benefício da operação.

Alguns passos são essenciais para conseguir organizar, controlar e centralizar informações, obtendo redução de custos atuais e consolidando um crescimento futuro mais escalável e rentável.

Planejamento e Pesquisa

O primeiro passo para definir qual ERP implantar é conhecer todas áreas da empresa e suas respectivas necessidades. Converse com o time, faça pesquisas internas e anote todas as informações que serão necessárias para escolher um ERP que atenda as necessidades da empresa.

Colocar uma empresa varejista para rodar em um software com sincronização completa, desde o processamento até a gestão de pedidos e ter controle total dos suprimentos é uma mudança que irá impactar significativamente os resultados de todas as áreas, incluindo o aumento de faturamento com redução de tarefas repetitivas e rupturas que impactam negativamente o posicionamento da marca no mercado.

Assim que tiver os dados internos, faça uma pesquisa. Existem softwares disponíveis no mercado que podem não atender todas as áreas de um setor varejista, composto por particularidades e demandas específicas.

Qualidade do Software e Recomendações

A qualidade do software faz toda diferença para o sucesso de quem procura um sistema de gestão. Procure por recomendações de outros varejistas e converse sobre a experiência que eles possuem utilizando a ferramenta.

Por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar, maior companhia do varejo de alimentos e mercadorias em geral do Brasil, conta com o software ERP SAP, líder global em soluções para comércio para expandir os negócios.

Com base no conector pré-construído da Mirakl, varejistas também podem utilizar o SAP Commerce Marketplace Management by Mirakl, para lançar rapidamente um marketplace completo com integração de vendedores e gestão de catálogo de produtos simplificados.

Capacitação da Equipe e Treinamento

O ERP é um sistema integrado que possui um fluxo de informações único, contínuo e consistente. Mas, é preciso levar em consideração que pessoas utilizarão o sistema, sendo importante definir uma linha de treinamento e mudança da cultura interna. A partir do processo de implantação, toda empresa deve estar preparada para trabalhar com uma base de dados única.

Um setor varejista já está familiarizado a lidar com pessoas. Para obter um sistema de gestão eficiente é necessário conectar as pessoas ao uso da nova tecnologia.

Pequenas, médias e grandes empresas varejistas podem utilizar o ERP, basta definir qual atende melhor suas necessidades. No caso de médias empresas, por exemplo, o SAP Business ONE é um software com possibilidades incríveis para auxiliar no crescimento do seu negócio. Clique aqui e saiba mais.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.