>

Economia compartilhada é uma forma de se fazer negócios onde produtos e serviços não são vendidos, mas sim compartilhados.

A internet foi uma das grandes viabilizadora da economia compartilhada, aproximando pessoas e empresas por meio de plataformas digitais. O modelo de negócio através do compartilhamento só é possível por causa de um comportamento social muito específico: a confiança.

Imagine que você precise ir a um casamento, mas ao invés de comprar uma roupa nova que será utilizada no máximo 2 ou 3 vezes, prefere ir até uma loja e aluga 2 peças. Você confiou no lojista e alugou peças muito boas e conservadas. O lojista confia que você devolverá as peças nas mesmas condições quando as retirou.

Com certeza você já soube de alguém que caiu no golpe do Airbnb. Alugou um imóvel e quando chegou até o local não existia casa nenhuma. A confiança permitiu que você fechasse negócio, mas a fraude faz esse mesmo negócio perder credibilidade. É por isso que a maioria das empresas que possuem a economia compartilhada como sua engrenagem trabalham tanto para desenvolver processos risco zero.

A economia compartilhada é a principal estratégia de muitas organizações disruptivas. Com certeza você já utilizou os serviços de empresas como Uber, Airbnb, iFood, Gympass (academias), BeerOrCoffee (coworkings), Netflix, Spotify, entre outros.

Conheça alguns benefícios da economia compartilhada para empresas, sociedade e meio ambiente:

1) Redução de custos dentro das empresas

Compartilhar recursos físicos permite que a empresa deixe o dinheiro em caixa e o utilize pontualmente, quando necessário, sem precisar fazer grandes investimentos. Por exemplo: a empresa montou uma nova equipe de vendas com 20 pessoas e precisa alocá-las. Ao invés de comprar um espaço para um novo escritório, basta alugar uma sala dentro de um coworking.

2) Consumo consciente

A partir do momento que a economia muda da aquisição para o compartilhamento, o questionamento na cabeça do consumidor também muda:

“Eu preciso desse produto para sempre?”

“Eu tenho outras formas de ter esse produto sem precisar pagar pelo valor total?

3) Impacto ambiental reduzido

Quando você não compra um novo produto, a demanda por recursos naturais para produzi-lo diminui. Menos energia, menos água, menos matéria prima. Em grande escala, o impacto ambiental é drasticamente reduzido.

O futuro pede por um modelo de negócio mais sustentável e mais humano. A economia compartilhada é a resposta para Empresas Inteligentes que buscam estar em conformidade com práticas ESG.

Falar sobre como a Economia Compartilhada será um diferencial para o futuro dos negócios. Visite nosso site e conheça algumas soluções que podem contribuir para este propósito.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.