>

Motor de cálculo da Systax leva em conta mais de 22 milhões de regras tributárias e traz segurança e assertividade aos processos de compra

A SAP Brasil, em parceria com a Systax, empresa de inteligência fiscal, e a Procurement Compass, canal de implementação e revenda de SAP Ariba, lançam no país o primeiro motor de cálculo tributário para a plataforma SAP Ariba Sourcing, que permite uma análise minuciosa dos valores dos impostos nas propostas de compras. É a primeira API a digitalizar o complexo sistema tributário brasileiro, com mais de 22 milhões de regras fiscais que são atualizadas diariamente.

Com o motor de cálculo da Systax, usuários do SAP Ariba alcançam visibilidade completa dos tributos incidentes nas propostas de compras inseridas no sistema, o que permite uma comparação mais justa e assertiva entre diferentes propostas comerciais. A plataforma é capaz de calcular os impostos incidentes em cima do preço cheio recebido nas propostas, ou prever quais os impostos que incidirão sobre um preço líquido. Também é capaz de realizar cálculos de impostos devidos e identificar potenciais erros de tributação que podem ocasionar em multas futuras.

“Ter visibilidade sobre as tributações não só dá ao comprador uma assertividade maior na hora de realizar as comparações de preços, como também traz segurança fiscal e jurídica para as empresas”, comenta Silvio Abade Júnior, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil. “A complexidade do sistema tributário brasileiro sempre foi um empecilho na hora de fazer a normalização de preços entre diferentes fornecedores. O que antes era uma missão impossível, agora torna-se uma atividade automatizada dentro da plataforma SAP Ariba.”

O motor de cálculo da Systax mantém uma base de dados atualizada de regras tributárias federais e estaduais que são atualizadas diariamente. As regras fiscais também podem ser customizadas para considerar regras especiais, descontos ou outras situações tributárias excepcionais. O sistema consegue aplicar centenas de regras diferentes em segundos e realiza análises completas com extrema rapidez.

“Nossa API é a única do mercado que consegue trazer esse nível de especificidade tributária para dentro dos processos de compra. Com apenas poucas informações, ela é capaz de entregar ao comprador visibilidade total sobre os tributos e permitir uma tomada de decisão segura” disse Jerson Prochnow, CEO da Systax.

A Procurement Compass é responsável pela implementação do sistema, que é facilmente integrado ao SAP Ariba. A implementação da API pode ser realizada rapidamente, com tempo médio entre duas e três semanas, dependendo do nível de customização exigido pelo projeto. Ela também pode ser integrada ao SAP S/4HANA, trazendo a fonte de dados da Systax também para o ERP. Estão previstas no roadmap a possibilidade de precificação de serviços e a integração com o sistema de leilão da SAP Ariba.

A API de cálculo de impostos da Systax já está disponível para os usuários da plataforma SAP Ariba Sourcing em todo o Brasil.