>

Você sabia que a tecnologia pode afetar o meio ambiente de diversas maneiras?

A sustentabilidade digital é um termo que define ações para combater o impacto da tecnologia no meio ambiente.

Veja dois exemplos de como a tecnologia se torna uma grande vilã quando o assunto é sustentabilidade:

1) Energia

O relatório da We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021 aponta que existem 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis. Se a população global é de 7,8 bilhões de pessoas, então mais da metade do mundo está utilizando energia para suportar seus aparelhos eletrônicos. Segundo a Gartner, se as estimativas estiverem próximas de corretas, a quantidade dos eletrônicos pode superar a marca de 6,4 bilhões até 2022. O carvão ainda responde por 38% da matriz elétrica global. Grandes empresas já se comprometeram a transformar 100% de sua fonte de energia em renovável, dessa forma baixarão a emissão de carbono e contribuirão com os indicadores ESG.

2) Lixo eletrônico

De acordo com a Global E-waste Statistics Partnership (GESP), 53,6 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico foram geradas em 2019. Apenas 17,4% teve destinação correta ou foi reciclado, evitando até 15 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente fossem lançados no meio ambiente. O restante teve destinação incerta, ou seja, virou poluição digital. Vale lembrar que esses dispositivos são tóxicos, maléficos também para os seres humanos. Até 2030, a estimativa é que sejam gerados 74,7 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico.

Como analisamos nos dois exemplos, a tecnologia pode ser devastadora para o mundo. Grandes empresas devem sim implementar melhores práticas para reduzir impactos ambientais digitais. As atividades que serão desenvolvidas devem entrar nas estratégias ESG das organizações. É também imprescindível que essas estratégias foquem nas metas globais, regionais e locais de sustentabilidade, como uma força única.

A tecnologia deve ser utilizada a favor do bem, ela é essencial para um bom emprego e mensuração das práticas ESG. Conheça as soluções da SAP que dão suporte para aplicação da sustentabilidade dentro das empresas.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.