>

Adaptar-se a novos modelos de negócio, com velocidade, pode ser um grande desafio para companhias em ascensão.

Dentre as diversas tarefas de uma empresa, o fechamento financeiro está entre as mais maçantes e propensas a erros. Ele se refere ao processo de conciliação das finanças de uma companhia – que vai desde a revisão das despesas executivas, até os gastos com o bem estar dos colaboradores – para a demonstração financeira com as informações necessárias para fins burocráticos e fiscais. O objetivo final do fechamento financeiro é a entrega de relatórios que apresentem a posição financeira da empresa, a declaração de rendimentos e a demonstração dos fluxos de caixa.

Empresas em crescimento estão sempre lutando para se manterem bem posicionadas diante de tanta concorrência. Para isso, devem ser capazes de adaptar seus processos financeiros a um ritmo mais rápido e eficiente para trazer confiança e agilidade ao planejamento empresarial e à tomada de decisões, o que acaba chamando a atenção dos acionistas. No entanto, algumas empresas deparam-se com desafios financeiros complexos, contando com pequenas equipes fadadas ao erro. Para elas, automatizar suas práticas contabilísticas é essencial.

Estes são os principais desafios financeiros das empresas em crescimento:

Falta de estrutura e de um procedimento operacional padrão de contabilidade

À medida que as empresas crescem ou colocam em prática estratégias para o crescimento, se tornam mais complexas e dependem de uma estratégia padronizada, estruturada e mais rigorosa. Por isso, soluções financeiras devem ser capazes de demonstrar rapidamente seus benefícios.

Pressão para entregar rapidamente o fechamento do mês

Todas as decisões estratégicas de uma marca dependem do histórico financeiro, por isso se espera da equipe de contabilidade que os relatórios sejam entregues o mais rápido possível, tornando o trabalho ainda mais passível de erro. Automatizar essas tarefas assegura agilidade e eficiência.

Dados financeiros imprecisos e tardios

Para que o fechamento financeiro seja feito, a contabilidade precisa reunir dados de todos os departamentos da empresa. Dessa forma, basta que uma equipe entregue dados imprecisos para impactar todo o fechamento, havendo inconsistência de dados frequentemente.

Má integração dos dados financeiros

Em consequência dos dados imprecisos e atrasados dos demais departamentos da empresa, as equipes de finanças acabam se deparando com dados que não se comunicam, sendo obrigados não somente a reconciliar e dar sentido às informações, mas também recorrer à processos manuais demorados e propensos a erros.

Falta de automatização

Uma empresa em crescimento atrai processos mais complexos, mas algumas companhias ainda insistem em manter antigos sistemas manuais. Sem o poder da inteligência artificial, os procedimentos tendem a ser mais demorados e inconsistentes, o que mais uma vez aumenta o risco de erros.

Em consequência de sua complexidade e necessidade de atenção aos detalhes, os relatórios de fechamento financeiro estão entre as tarefas mais temidas. No entanto, ao padronizar os procedimentos e aplicar estratégias de comunicação para automatizar processos com softwares de contabilidade, as empresas podem garantir tranquilidade aos colaboradores. Começar a transformação digital financeira com as melhores ferramentas pode ser mais fácil do que parece! Descubra como as soluções SAP podem ajudar sua companhia.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.