>

Varejistas competitivos sempre procuram uma vantagem. E no clima atual de engajamento omnichannel, escassez de mão de obra, interrupções na cadeia de suprimentos e mudanças no comportamento e nas expectativas do consumidor, esse desejo de mudança estratégica é ainda mais urgente.

Os desafios podem estar se formando há anos, mas agora eles monopolizam a capacidade dos varejistas de evitar o fechamento de lojas, falências e margens cada vez menores. Por exemplo, a McKinsey & Company citou que as margens em vestuário caíram cinco pontos percentuais entre 2015 e 2021. Enquanto isso, a BDO informou que 42% dos CFOs de varejo pesquisados esperam se reestruturar ou reorganizar à medida em que as consequências da pandemia persistirem.

Como os varejistas podem superar esse cenário de alto risco para se destacar perante a concorrência e crescer? De acordo com a IDC, a resposta é adotar um novo paradigma que integre o ciclo de vida completo do conteúdo nos processos de negócios.

Superando as mudanças do mercado com maior eficiência

Com as cadeias de suprimentos enfrentando escassez de mão de obra nos portos, falta de motoristas, despesas crescentes com armazéns e preços mais altos, os varejistas estão encarando desafios significativos para estocar todos os produtos de que precisam para atender à crescente demanda. Essa situação está se tornando tão terrível que algumas marcas estão alertando os analistas do setor para esperar um gerenciamento de custos e crescimento de vendas sem brilho devido a atrasos no envio e à possibilidade de diminuição da demanda quando o estoque finalmente chegar.

Sem dúvida, os varejistas não têm outra opção a não ser encontrar ativamente todas as vantagens para responder às mudanças nas necessidades do mercado e na demanda do consumidor da maneira mais ágil e rápida possível. Eles devem aceitar o fato de que as operações que já eram ineficientes antes da pandemia só se tornarão mais ineficazes meses ou até anos depois. Caso contrário, correm o risco de perder a fidelidade do cliente para os concorrentes ou, pior ainda, ingressar em uma extensa lista de falências em todo o setor.

O primeiro passo para direcionar a cadeia de suprimentos para uma maior eficiência são as operações lideradas por tecnologia que usam as soluções SAP para o gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM) da OpenText, que ajudam a digitalizar e conectar conteúdo, dados e processos.

Os varejistas podem capitalizar conteúdo não estruturado – como promoções, comunicações com clientes, faturas, descrições de produtos e dados de sensores – coletando-os em uma fonte e roteando as informações para a pessoa e o local certos. Além disso, o processamento de dados pode ser automatizado – da captura à ordenação e classificação – e as informações podem ser compartilhadas em toda a cadeia de valor com maior facilidade.

Mas talvez o impacto mais profundo das soluções SAP ECM da OpenText seja como os funcionários podem se tornar mais capacitados para interagir com os clientes de forma mais consistente e responsiva. Ao simplificar como os departamentos de back-office, lojas físicas e canais de comércio eletrônico aproveitam as informações, os varejistas estão bem posicionados para aproveitar as tendências dos clientes com menos atrito, incluindo:

Colocando os clientes em primeiro lugar na cadeia de valor: forneça interações omnichannel com um sortimento selecionado que não deixe os clientes sobrecarregados.

Servindo o “segmento de um”: Personalize a experiência do cliente com propósito, diferenciando-se por meio de serviços de valor agregado e recursos digitais que atendam a necessidades e preferências exclusivas.

Implementação de cadeias de suprimentos digitais: apoie uma cadeia de suprimentos circular – das instalações dos fornecedores às casas dos consumidores e vice-versa – projetando o desperdício e estendendo a vida útil do produto.

Redefinindo a experiência da loja: conecte os espaços digitais e físicos para atender a qualquer solicitação do cliente e capacite os associados da loja a agregar valor a cada interação com o consumidor.

Inovando novos modelos de negócios: expanda as ofertas de serviços e o envolvimento contínuo com seus consumidores com resultados sustentáveis e maior fidelidade à marca.

Basta pensar: como seu negócio de varejo poderia se beneficiar dessas tendências se cada um de seus funcionários pudesse acessar um ecossistema conectado de conteúdo, processos e dados? Esse é o poder das soluções SAP ECM da OpenText.

Redefinindo o varejo para um mundo em evolução e orientado ao consumidor

O acesso onipresente à informação transferiu o poder da marca para o consumidor, aumentando a pressão sob os varejistas para investir em modelos de negócios inovadores e novas formas de criar valor para seu ecossistema.

Agora, os varejistas precisam aproveitar seu conteúdo operacional e de clientes com uma tecnologia de gerenciamento de conteúdo corporativo consistente, completa e personalizada. Aqueles que se destacarem nessa área conquistarão os clientes com resultados confiáveis e lucrativos que os consumidores esperam – não importa qual canal eles usem.

Está pronto para aprender como as soluções SAP de gerenciamento de conteúdo empresarial da OpenText podem transformar seu negócio de varejo em um provedor que atende às necessidades do cliente e permanece lucrativo? Leia o documento “Enriqueça as experiências do cliente com conteúdo completo, consistente e personalizado”.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.