Estratégias para oferecer experiências atrativas para a Geração Z

A geração etnicamente mais diversa representa grande parte da população brasileira e está ganhando espaço no mercado.

Por muito tempo as estratégias de marketing têm se concentrado apenas em conquistar os Millennials, que, apesar de serem muito importantes dentro do mercado, não são mais os únicos que merecem atenção. A Geração Z, também conhecida como os nativos digitais, sempre estiveram expostos à internet, às redes sociais e às tecnologias. Eles representam 20% da população brasileira e já exercem grande influência na maneira como as pessoas de diversas faixas etárias consomem e se relacionam com as marcas. Investir em cativar a Gen Z é um grande negócio.

O Customer Experience permite que sua empresa seja capaz de engajar o cliente de forma personalizada e mais eficiente. Para ter sucesso é preciso entender quem eles são e como se diferenciam dos demais. A Geração Z moldou sua forma de ver o mundo a partir da tecnologia que teve acesso na infância; eles são mais realistas e se preocupam desde muito cedo com a faculdade que pretendem fazer, o salário inicial do emprego, os cuidados com a saúde, entre outras questões. Eles também tendem a começar a trabalhar mais tarde e buscam empreender, diferente de boa parte dos Millennials, que passaram boa parte da vida sem acesso a dispositivos móveis e muitos começaram a trabalhar ainda jovens e, hoje, possuem empregos tradicionais e com estruturas empresariais rígidas.

A Geração Z vem sendo definida por sua personalidade complexa e não tão simples de conquistar. Conheça algumas técnicas que permitem moldar suas estratégias de marketing para alcançá-los:

– Venda experiências
A Gen Z se interessa muito mais pelos efeitos e sentimentos associados ao serviço do que o produto material, por isso raramente são captados quando veem uma campanha publicitária óbvia.

– Invista em influenciadores digitais
Eles possuem a lealdade da Gen Z, não à toa um estudo recente sugeriu que 2,8 milhões de dólares seriam gastos com influenciadores do Instagram em 2019. Suas escolhas tem grande poder de influência sobre os nativos digitais.

– Mais vídeo e menos texto
Esta geração costuma assistir horas de vídeos por dia, então é muito mais provável que um conteúdo em vídeo chame mais atenção e comunique seu objetivo.

– Envie e-mails
Ao contrário do que o senso comum sugere, a Gen Z acompanha diariamente seu fluxo de e-mails. Esse comportamento oferece a oportunidade de as empresas se conectarem com esse grupo de pessoas por meio de mensagens personalizadas, que chamam sua atenção e que dificilmente não serão visualizadas.

– Torne “snackable”
Faça com que seu conteúdo seja do tamanho de uma mordida. A Gen Z é bombardeada com informações e anúncios a todo momento, por este motivo conteúdos sucintos são mais eficientes.

Com as tecnologias desenvolvidas para captação dos clientes de maneira personalizada, é possível alcançar a Geração Z entregando o marketing que eles precisam para confiar e se tornarem fiéis aos seus produtos. Para alcançar esse objetivo, é crucial que as equipes desenvolvam estratégias proativas e apoiem suas decisões de negócio em insights baseados em IA e em tempo real. Saiba como tornar essa jornada mais fácil com as soluções de experiência do cliente da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.