>

O novo modelo de economia com desperdício zero, promete às marcas a oportunidade de diferenciação competitiva no mercado.

O primeiro modelo de Economia Circular nasceu sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Em 1972, na Dinamarca, uma refinaria de petróleo, com intenções puramente econômicas, começou a canalizar o excesso de gás que produzia para um fabricante de placas de gesso. Os resíduos de uma empresa se tornaram a matéria-prima de outra, oferecendo, além de lucro, um novo modelo econômico: a Economia Circular, que, em um mundo de crescente escassez de recursos, têm a proposta de reduzir o desperdício a zero.

Embora a adoção desse conceito como modelo econômico nas empresas esteja ainda no começo, ela já demonstra grande potencial para aumentar a eficiência e rentabilidade das marcas, além de reduzir os malefícios causados ao meio ambiente. Com as tecnologias modernas, é possível economizar matéria-prima e produzir de forma mais lucrativa enquanto protege o planeta. Os consumidores e colaboradores reconhecem estes esforços e buscam ser fiéis a empresas com valores e causas relevantes.

Veja quais são os princípios para aderir à Economia Circular:

Modularidade: ao invés de descartar toda a peça, deve-se levar em consideração trocar partes do produto quando se desgastam ou se tornam obsoletas.

Manutenção: quando um objeto não pode mais ser utilizado, suas peças podem ser renovadas e reutilizadas.

Desmontagem: com produtos que podem ser desmontados, as empresas podem recuperar mais materiais para reciclagem.

Regeneração: itens concebidos a partir de materiais que possam voltar a ser úteis, ao invés de materiais escassos e que não possam ser reutilizados.

Recuperação: linhas de produtos biodegradáveis e ações de logística inversa podem facilitar a recuperação dos insumos utilizados para que possam ser reciclados.

A escassez de recursos tem sido um dos maiores incentivadores para a adoção da Economia Circular. Com os avanços tecnológicos, está cada vez mais viável transformar o modelo econômico dos negócios. Os sistemas circulares são mais eficazes e ajudam a proteger as empresas da volatilidade dos recursos e ainda mitigam os custos com a eliminação de toneladas de resíduos; portanto, a Economia Circular não vai só salvar o planeta, mas também vai transformar as estratégias das organizações.

Conheça as soluções SAP que podem ajudá-lo na missão de implementar iniciativas sustentáveis nos negócios.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.