>

Dicas para entender o seu cliente e construir um negócio de sucesso

Artigo

Investir em estratégias para compreender seu cliente é sinônimo de sucesso.

De fato, um dos maiores erros cometidos nos negócios é ignorar o que os clientes têm a dizer. Um bom empresário deve se perguntar quais são os problemas dos seus consumidores e como eles podem ser resolvidos pelo produto ou serviço que a empresa oferece. Mas, para isso, é preciso entender as necessidades e criar soluções com valor, que ajudem as pessoas. A regra para o sucesso é nunca ignorar o público e buscar entender suas preferências, vontades e desejos; assim, as chances de conquistá-los diante da concorrência são muito maiores.

No entanto, estar atento aos gostos dos consumidores vai além da criação de produtos de valor, é preciso continuar criando vínculos para atrair para sua marca os tão desejados clientes fiéis. Sua empresa deve mostrar seus valores e objetivos para gerar identificação e aproximar as pessoas. Mas como fazer isso? As pessoas estão o tempo todo se expressando, dizendo o que gostam e o que não gostam, seja nas redes sociais, com comentários e publicações, ou, às vezes, sem palavras, mas com um like ou com algumas estrelas, até em pesquisas realizadas pelas organizações.

Confira algumas dicas que podem ajudar:

  1. Seja influenciado pelo seu cliente
    Ouça as histórias e experiências dos seus consumidores, eles têm muito a dizer. Empresários que escutam e refletem sobre as necessidades das pessoas para tomar decisões assertivas se destacam no mercado. A maioria dos clientes estão dispostos a responder perguntas para tornar sua experiência melhor, então, aproveite, pergunte, analise e invista.
  2. Deixe as suposições de lado
    É importante que os empreendedores se mantenham imparciais e escutem seus clientes, porque as melhores ideias podem vir deles. As estratégias de marketing do McDonald’s Brasil, por exemplo, foram criadas a partir de reações dos próprios clientes e, com essa aproximação entre empresa e consumidor, a marca superou as expectativas de lucro em 2021.
  3. Tome decisões com base em dados
    A combinação do feedback dos clientes com os dados de dimensão do mercado proporciona um caminho para quem está começando e ainda está recolhendo os dados dos consumidores, que são essenciais para as tomadas de decisões. Softwares inteligentes são essenciais neste processo.
  4. Construa sob o sucesso
    Tenha conhecimento de tudo o que já foi testado e faça suas pesquisas a partir daquilo que ainda é necessário. Procure maneiras de se manter sempre atualizado e informado, a tecnologia avança e traz mudanças que podem ajudar a alcançar o sucesso.

Apesar de ser um tema complexo, a união dessas estratégia com as tecnologias corretas te ajudarão a construir um negócio de sucesso, que se mantenha bem posicionado e competitivo por muito tempo. Para ajudar o seu empreendimento a aproveitar as oportunidades do mercado, invista em tecnologias inteligentes: conheça as soluções de gestão de relacionamento e experiência do cliente (CX) da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.