>

Trabalho remoto: colaboradores podem ser produtivos em qualquer lugar

Artigo

O sucesso do trabalho não está mais relacionado a um lugar. O home office mostrou que, em muitos casos, a flexibilidade pode potencializar as habilidades dos colaboradores.

A pandemia de Covid-19 tornou o trabalho à distância comum em milhares de empresas. Apesar disso, com a retomada das atividades, alguns empregadores ainda não se sentem tão à vontade com o conceito não tradicional de gerir uma mão de obra híbrida, com menos controle sob o colaborador, sem restrições de localização e horários mais flexíveis. Em contrapartida, diversos estudos apontam que os trabalhadores se sentem mais felizes e saudáveis com o modelo de trabalho que permite produzir alguns dias em casa – ou em qualquer lugar – e outros dias no escritório.

Quando os trabalhadores são questionados sobre o modelo de trabalho preferido, 83% concordam que a melhor opção é o trabalho híbrido, pois sentem-se menos cansados e se consideram mais realizados financeiramente, emocionalmente, mentalmente e fisicamente. Com base nessas preferências, os empregadores estão buscando uma política eficiente para este novo e tão requisitado modelo de trabalho, que, além de agradar os colaboradores e permitir que trabalhem de qualquer lugar, ainda traz benefícios ao meio ambiente. Durante a pandemia, com menos pessoas se locomovendo com seus carros particulares, as emissões de carbono mundial diminuíram 7%, a maior queda já registrada.

Há alguns anos, a SAP tomou a decisão de implementar um estilo de trabalho que não depende da localização. Com isso, contribuímos para uma força de trabalho verdadeiramente global. Equipando os  colaboradores com tecnologia móvel, permitimos que o expediente aconteça de qualquer lugar a qualquer hora. Acreditamos em uma estrutura flexível e baseada em confiança. Nós trazemos nossos funcionários para o centro do que fazemos e, hoje, podemos garantir uma configuração que se adapte a todas as funções, estilos e locais para que todos tenham acesso ao que precisam para serem produtivos.

Para começar a transformação e garantir colaboradores mais felizes e produtivos, é preciso investir na mudança de mindset da liderança dentro das organizações. 63% das empresas já adotaram o modelo de trabalho preferido entre os trabalhadores e já estão colhendo os resultados. A peça central para a implementação desta abordagem é a nossa tecnologia, que garante mais engajamento e visibilidade instantânea da experiência do funcionário para uma colaboração mais fácil e independente. Visite o site e conheça as tecnologias que estão ajudando as organizações nesta missão.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.