>

Estratégias para a retenção de clientes passam por uma boa construção de marca e experiências do usuário únicas e personalizadas.

A retenção de clientes é a força vital do e-commerce em 2022. Torná-los fiéis à sua marca é mais barato do que conquistar novos clientes, mas não é uma tarefa fácil. O espaço eletrônico tem crescido exponencialmente, principalmente no cenário pós-pandemia, com lojas online surgindo de todos os lados. A competitividade aumenta, mas isso é apenas parte do desafio enfrentado pelo varejo moderno.

A migração do comércio para a esfera digital fez com que os custos das publicidades disparassem. Enquanto isso, a recessão causada pela pandemia tornou os consumidores mais econômicos e cautelosos. Para se manterem competitivas no mercado, as marcas precisam estar preparadas para essa tempestade de mudanças de maneiras criativas e eficientes. Veja algumas estratégias inteligentes para manter os clientes fiéis e reduzir a rotatividade.

Construção da marca

Em um mundo saturado de ofertas, a forma como você apresenta sua marca ao cliente pode ser o maior diferencial, já que o consumidor tende a ser leal às empresas com as quais se identificam. Conheça algumas estratégias:

  • Exponha os valores da marca aos consumidores, mostre o compromisso com a sustentabilidade e questões sociais.
  • Construa uma comunidade com grupos online e esteja engajado nas mídias sociais, isso pode fortalecer a conexão com os consumidores.
  • Seja consistente, mantenha o tom de voz e a aparência da sua marca nas campanhas.

Ferramentas de Marketing

E-mails e SMS ainda são meios muito eficientes para conquistar clientes, também são alternativas mais economicamente em conta quando comparadas a outras. Construa sua lista de mailing:

  • Incentive o registro de e-mails e contatos telefônicos durante ou na finalização da compra, utilizando a redução de preços ou acesso a e-books para clientes cadastrados.
  • Saiba quando solicitar os dados do cliente, isso não pode diminuir a conversão de vendas.

Programas de fidelidade e indicação

Recompensas por compras ou indicações podem funcionar. Programas generosos e bem-sucedidos podem até inspirar defensores da marca, que promovem a empresa espontaneamente. Conheça algumas táticas:

  • Sites automatizados, fáceis e intuitivos, que exijam poucos esforços dos clientes, normalmente são os que mais fidelizam clientes.
  • Seja generoso. Avalie a recompensa que a marca oferece ao consumidor em relação aos custos de aquisição de novos clientes. Compradores recorrentes gastam mais.

Experiências do usuário

Diferenciar sua marca apenas com base nos recursos ou preços dos produtos pode ser um poço sem fundo. A jornada do consumidor tende a ser uma área mais interessante para investir os esforços.

  • Mantenha-se atualizado e investigue as jornadas do usuário para simplificar e remover qualquer confusão ou problema no seu e-commerce. Faça isso com base em feedbacks dos consumidores.
  • Um bom UX pode adaptar e personalizar a experiência dos clientes que navegam no site. Isso pode não apenas colocar o produto certo na frente do cliente certo, como também vai comunicar que você entende os gostos dos seus usuários.

Com o boom do comércio eletrônico, é certo que as estratégias de retenção de clientes terão um papel fundamental para o sucesso das marcas. Construir táticas eficientes para a retenção dos consumidores, embora seja um desafio, pode ser resolvido com mais facilidade a partir das novas tecnologias. Saiba como aproveitar as oportunidades e impulsionar o engajamento da sua marca com as soluções CRM e (CX) da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.