>

4 formas que a experiência do cliente ajuda a inspirar o consumidor sustentável

Artigo

A experiência do cliente pode mudar a relação da sua empresa com o consumidor verde.

A mudança de comportamento do cliente está incentivando o desenvolvimento de processos e produtos mais sustentáveis nas empresas. Uma pesquisa recente da SAP revelou que 55% dos consumidores estão dispostos a comprar de marcas que sejam éticas e estejam comprometidas com a sustentabilidade, enquanto 62% já estão optando por comprar de marcas que cumpram com a proposta da Economia Circular.

Investir em uma boa experiência para o cliente é essencial para o crescimento de qualquer negócio, pois é o que vai ajudar a promover a fidelidade, reter clientes e incentivá-los a divulgar e defender a marca. Em uma pesquisa aplicada pelo Reclame Aqui, 51,2% dos consumidores afirmaram que não se importariam em pagar mais caro por um produto desde que sua experiência com a marca seja melhor. Em vista disso, a maior questão entre as companhias é: como aliar a boa experiência do cliente com o varejo verde?

Veja quatro formas que o Customer Experience ajuda a inspirar o consumidor sustentável:

  1. Produtos com ciclo de vida circulares
    Negócios regenerativos são o futuro e o software desenvolvido pela SAP pode ajudar as empresas a melhorarem a sustentabilidade otimizando as escolhas dos materiais e eliminando o desperdício com um design inovador de seus produtos com ciclo de vida circular.
  2. Equipe capacitada
    Um líder de sustentabilidade dedicado à gestão da transição para uma empresa mais sustentável é essencial nessa jornada. Ele pode garantir as ferramentas e a mudança de mindset necessária aos colaboradores para implementar um pensamento verde. Além disso, mantém as marcas atualizadas sobre as legislações mais recentes sobre o meio ambiente.
  3. Dados e tecnologia
    O denominador comum entre o ciclo de vida dos produtos e a jornada do cliente são os dados reunidos pelas indústrias. O uso desses dados é essencial para garantir que os produtos estejam no lugar certo e na hora certa para atender as demandas do consumidor.
  4. Transparência e narrativa
    Não tenha medo de ser transparente com seus clientes. Conte para eles os esforços para tornar sua marca mais verde, calcule e mostre como essas mudanças estão reduzindo emissões de carbono, faça parcerias com empresas de reciclagem e ofereça este benefício ao consumidor, destaque estudos de caso e explique o que motivou sua empresa a implementar essas mudanças.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e consumindo mais de empresas que demonstram verdadeira mudança de mindset por bons motivos. Com as soluções e serviços de negócios sustentáveis, é possível criar um futuro com emissões zero, desperdício zero e desigualdade zero. Saiba como promover a sustentabilidade em escala, dentro e fora da sua empresa, com a SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.