>

Sustentabilidade, tecnologia e conectividade estão entre as principais tendências para o setor automotivo em 2023.

A indústria automotiva tem se expandido desde 1800, sempre inovando e buscando novas tendências e tecnologias. Neste novo ano não será diferente, mudanças desde a matriz energética de abastecimento, com a eletricidade em franco crescimento, até o modo de adquirir e dirigir um veículo estarão em alta. Para ajudar o setor a se manter atualizado, destacamos algumas tendências que merecem atenção em 2023:

1 – Ascensão dos veículos elétricos

Os carros elétricos têm ganhado a atenção das companhias e do público. Nos próximos anos, diversas montadoras planejam lançar novos modelos, o que deve gerar uma queda nos preços. Espera-se que uma parcela significativa das vendas de automóveis em 2023 seja de carros abastecidos por energia elétrica, uma ótima notícia para o meio ambiente, já que isso resulta na redução das emissões de carbono.

2 – Evolução dos carros autônomos

As empresas estão começando a produzir carros que possuem sistemas de sensores e controles que rastreiam o entorno. Eles não apenas escolhem as ações mais propícias, como também as executam com mais precisão que um motorista. Dentre os benefícios deste tipo de veículo está a redução do tempo de resposta vinculado ao condutor, o que ajuda a diminuir as taxas de acidentes por erros humanos e a redução de emissões de CO2 em 10%, visto que esses carros são mais eficientes. Para 2023, a produção desses veículos deve crescer, ganhando espaço no mercado convencional.

3 – Crescimento dos serviços de mobilidade

Há também a previsão de que serviços de mobilidade cresçam em 2023. As caronas e o compartilhamento de carros têm sido mais buscados como meios alternativos de transporte, pois cada vez mais as pessoas optam por não possuir veículos, seja pelo seu alto custo, por gastos com manutenção ou por preocupação com as questões ambientais.

O setor automobilístico evolui em busca de eficiência e, em 2023, o consumidor pode esperar por tendências mais verdes: combustíveis mais limpos, materiais sustentáveis para peças e componentes, alternativas em mobilidade com menos veículos trafegando; tudo isso será cada vez mais valorizado e bem visto não apenas pelos clientes, mas também pelos investidores. Com essas tendências, ganham as empresas, os clientes e o mundo! Conheça as soluções SAP para o setor automotivo e e saiba como elas podem ajudá-lo a garantir seu lugar no mercado.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.