>

Estar atento às tendências do mercado é fundamental para as empresas em crescimento.

Para prosperar no mercado pós pandemia é preciso estar atento às tendências. Elas estão baseadas na mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e em busca de empresas que cumpram com suas expectativas e estejam de acordo com seus valores.

No processo de escolha da empresa onde vão consumir ou investir, os preços já não são mais o único parâmetro. Além da qualidade dos produtos e serviços, hoje, os consumidores e investidores estão em busca de marcas que tenham uma boa relação com seus profissionais, sejam sustentáveis e invistam em tecnologia e inovação. Mas não para por aí, além dessas, outra tendência que vem forte no mercado é a comunicação por vídeo.

A tecnologia está se tornando cada vez mais importante

A tecnologia pode ser a melhor amiga da sua empresa, se você souber dominá-la. A inovação está por toda parte, mas nem tudo é necessário para sua empresa, abrace apenas as novas ideias que facilitem os processos para atingir os seus objetivos. Se suas vendas são on-line, por exemplo, investir em um bom software de comércio eletrônico, vai te ajudar a economizar tempo e ainda tornar o processo de compra do seu cliente muito mais agradável. Contudo, se o seu público não consome online, não vale a pena investir grandes quantias em um e-commerce, pois isso não deve trazer resultados significativos. O mundo virtual não para de crescer, com inteligência artificial, realidade aumentada e muito mais, considere o que pode impactar sua empresa positivamente e então invista de maneira assertiva.

As relações com os colaboradores estão mudando

Como um reflexo da pandemia, termos como “quiet quitting” (demissão silenciosa) e “Great Resignation” (Grande renúncia), estão ganhando muita força, fazendo com que diversas empresas sofram com a perda de talentos. Muitas pessoas estão relatando fadiga e esgotamento mental e, por isso, estão mudando suas atitudes em relação ao trabalho. Perder um profissional pode custar caro, não apenas financeiramente, mas porque diversas empresas estão tendo dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados para os cargos disponíveis. Para evitar que a demissão silenciosa aconteça, é preciso colocar as pessoas no centro das decisões e entender suas necessidades. O trabalho híbrido é, por exemplo, uma grande tendência.

A sustentabilidade é  mais do que a palavra da moda

A pandemia despertou um aumento no número de pessoas que estão adotando estilos de vida mais sustentáveis. Isso foi impulsionado não apenas pelas preocupações econômicas, mas também ambientais. Há tempos falamos de sustentabilidade, mas hoje, ela é um parâmetro importante nas escolhas do consumidor. Por isso, você deve procurar maneiras de reduzir o desperdício e de diminuir os impactos que sua empresa causa no meio ambiente, isso poderá ajudá-lo a atrair uma base de clientes mais ampla.

Os vídeos são os novos textos

Os conteúdos em vídeo estão se tornando tão – ou até mais – importantes do que os textos. As pessoas têm passado mais tempo em páginas com vídeos. É possível condensar muita informação em vídeos curtos, o que faz com que as pessoas estejam migrando cada vez mais do texto para esse formato, buscando respostas mais rápidas, práticas e diretas. Uma pesquisa recente apontou que 40% dos jovens entre 18 e 24 anos usam o TikTok como plataforma de busca, entrando em forte concorrência com o Google, a maior ferramenta de pesquisa do mundo. Se o vídeo não faz parte do seu conteúdo atual e estratégia de marketing, 2023 é o ano para ligar as câmeras.

O novo ano será cheio de desafios, principalmente econômicos e, para sobreviver a essa fase difícil, as empresas em crescimento precisarão ser ágeis e resilientes. Mantenha uma excelente comunicação com sua equipe e seus clientes, saiba do que eles precisam e procure soluções que te ajudem a manter esses importantes e indispensáveis relacionamentos, mesmo em tempos difíceis. Invista em inovação de forma assertiva com as soluções SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.