>

O mercado de games vislumbra um crescimento exponencial em 2023. Saiba o que esperar.

A indústria de games teve o mercado impulsionado pelos dois anos de pandemia e, desde então, não parou de crescer. Ela vem evoluindo de maneira acelerada e promete deslanchar em 2023, estimando aumentar a receita global em 50%. 2022 foi um ano marcado pelas mudanças de longo prazo que viriam, com marcas que abraçam o metaverso para uma diferenciação cada vez menor entre os esportes tradicionais e o e-sports. Mas quais são as tendências para 2023?

O Metaverso deve atingir o público mainstream
A expansão do metaverso é cada vez mais inevitável e certeira. Apesar de ser um conceito ainda estranho para muitos, vem sendo utilizado a um nível mais popular e ganhou grande destaque no mundo dos games. Esse crescimento contínuo é resultado da adoção do conceito pelas grandes marcas de consumo, não apenas de jogos, mas de diversos setores, como a indústria da moda, por exemplo. O objetivo é aproximar a marca do cliente e ainda conseguir proporcionar experiências diferentes e facilitadoras, sem limitações.

Os e-sports estão se expandindo além das fronteiras da competição
Para diversificar os fluxos de receita, o setor está diversificando e voltando seus olhares para além das competições. O mercado de esportes eletrônicos cresceu e agora inclui produtos, mercadoria e um ecossistema de conteúdos que são produzidos pelos jogadores e transmitidos por plataformas como Youtube e Twitch. As torcidas e fãs dos e-sports agora se estendem também aos atletas e criadores.

Os limites entre entretenimento e jogos serão indistintos
A competição no mundo dos streamings é crescente e a queda, tanto na receita de anúncios, quanto nas assinaturas, levaram as principais marcas do setor a repensar suas estratégias. Um grande modelo a seguir é a Netflix, que anunciou 55 novos títulos relacionados aos jogos e foi um grande sucesso. A Arcane, por exemplo, que se passa no mundo de League of Legends, ganhou um Emmy por Melhor Programa de Animação. Esta tendência de séries inspiradas em jogos deve continuar com franquias como Gears of War, The Witcher, The Last Of Us, Halo, The Witcher e muitas outras.

Com o crescimento constante da indústria de games, marcas inteligentes já estão investindo seus esforços em se adaptar a esta nova realidade. Mas o setor também precisa se manter atento e sempre atualizado, com insights em tempo real, se quiser atingir as expectativas para o ano de 2023. Conheça as soluções de Esportes e entretenimento da SAP e saiba como elas ajudam as organizações a engajar os atletas, as equipes e as torcidas.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.