>

Qual será o futuro da experiência digital do cliente em um mundo de tecnologia?

A chegada da tecnologia incentivou a busca por conveniência e influenciou intensamente o comportamento humano e os hábitos de consumo. Por isso, o futuro da experiência do cliente será uma expressão das ações mais profundas dos compradores – em alta velocidade e escala exponencial – impulsionada pelos avanços tecnológicos.

Como parte de uma série mais ampla que examina a vida e os negócios no século 21, o centro de pesquisa SAP Insights trabalhou com mais de uma dúzia de especialistas para entender o futuro das empresas e dos consumidores em um mundo de tecnologia. Conheça cinco tendências que determinarão a experiência digital do cliente na próxima década:

Abra caminho para o significado

Cada vez mais os clientes estão escolhendo experiências que tenham significado. As empresas ainda devem atender às antigas expectativas dos clientes – como produtos e serviços de qualidade, entrega eficiente e excelência no atendimento –, mas agora também devem se concentrar em algo mais profundo: no que os clientes desejam que suas vidas sejam.

Abraçando intermediários de IA

Os mecanismos de Inteligência Artificial são os novos intermediários entre empresas e clientes na decisão de compra. Para lidar com as complexidades da vida moderna e o estresse da tomada de decisões, os clientes estão abraçando os aplicativos e plataformas com tecnologia IA e confiando em suas recomendações, do filme sugerido pela plataforma de streaming à lista de reprodução gerada pelo app de música. Segundo estudo da McKinsey, 35% das compras na Amazon e 75% das seleções da Netflix são impulsionadas por recomendações de aprendizado de máquina.

Clientes tornam-se colaboradores

Se os consumidores são a chave para definir qualquer decisão da empresa, por que não olhar para eles como colaboradores? Eles podem contribuir de forma ativa com design, produção, marketing e formas de usar produtos e serviços, ou de forma passiva, com eles concordando em permitir que a empresa use seus dados para entender melhor seus hábitos e preferências. Ambas as formas podem ser colocadas em prática com a criação de plataformas de dados que incentivem a participação ativa e passiva do cliente no desenvolvimento e na experiência geral.

De mercados a mobs

A tecnologia possibilitou aos clientes descobrirem uns aos outros e se organizarem em tribos digitais. Essas tribos geralmente se formam e crescem exponencialmente a um custo quase zero. Criar e compartilhar objetos sociais está no centro dessa formação, sendo eles tweets, fotos, avaliações de colegas ou atualizações de status – praticamente qualquer coisa que atraia interesse e participação em massa e que possa ser compartilhada facilmente. É preciso que as organizações se tornem aptas a criar objetos sociais que sejam importantes e com significado para esses grupos digitais.

Valores definem valor

As decisões do consumidores, que antes eram vistas como escolhas pessoais ou estéticas, agora são escolhas morais. Para eles, é fundamental se conectar com marcas que tenham ações e pensamentos semelhantes aos deles. Por meio das redes sociais, é possível que os clientes entendam os valores corporativos das instituições e escolham as que realmente estão em sincronia com seus próprios valores. Por isso, a transmissão de informações internas para o público externo é essencial para se posicionar no mercado.

Essas são apenas algumas percepções sobre as principais tendências que guiarão a experiência digital do cliente nos próximos anos. Para obter mais insights sobre esse estudo, acesse a pesquisa completa e conheça as tecnologias SAP que podem ajudar sua empresa nessa jornada.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.