>

Se você já fez um PIX, então já está familiarizado com “Open Finance”. Descubra como esse conceito pode mudar e impulsionar a inclusão financeira no mundo.

Você é capaz de comprar um imóvel ou um veículo à vista? Para a maioria das pessoas, essa não é uma possibilidade. Por isso, a inclusão financeira é uma questão importante em todo o mundo. Trata-se da disponibilidade e acessibilidade de serviços e produtos financeiros básicos a todas as pessoas, independentemente de sua renda, localização geográfica ou status socioeconômico, e seu objetivo é garantir que todos tenham a oportunidade de participar da economia e tomar decisões informadas sobre suas próprias finanças.

Uma pesquisa da recente da McKinsey com 25.000 americanos revelou que apenas metade deles seria capaz de cobrir suas despesas durante mais de dois meses se perdessem o emprego. Existem alguns pontos-chave para buscar a inclusão financeira, como:

  • Acessibilidade: oferecer acesso a serviços como contas bancárias, empréstimos, seguros, pagamentos eletrônicos e investimentos.
  • Educação financeira: é essencial educar as pessoas para obterem uma compreensão básica de finanças pessoais,como evitar dívidas excessivas e sobre investimentos e poupança.
  • Inovação tecnológica: fundamental, a tecnologia permite o desenvolvimento de soluções como serviços bancários móveis e carteiras digitais, que podem ser acessados mesmo por indivíduos sem acesso a bancos físicos.

Falando em inovações tecnológicas, o conceito de Open Finance talvez seja um dos caminhos mais promissores rumo à  para inclusão financeira.

O que é Open Finance?

Se você já fez um PIX, então já está familiarizado com o ambiente Open Finance. O conceito, também conhecido como “finanças abertas”, se baseia na ideia de compartilhar dados financeiros de maneira segura e controlada entre diferentes instituições financeiras e serviços, tudo com o consentimento dos usuários. É uma extensão do conceito de Open Banking, que se concentra principalmente na partilha de dados de contas bancárias, mas o Open Finance abrange uma gama mais ampla de informações financeiras, como empréstimos, investimentos, seguros e muito mais.

O objetivo principal do Open Finance é criar um ecossistema financeiro mais interconectado e competitivo, o que permite que os consumidores acessem uma variedade de serviços financeiros de diferentes fornecedores, tudo através de uma única plataforma ou aplicação. Isso é possível graças à padronização de interfaces e protocolos que permitem que diferentes sistemas de tecnologia financeira (fintechs, bancos, seguradoras, etc.) troquem informações de maneira confiável.

Dessa forma, o Open Finance pode desempenhar um papel significativo na promoção da inclusão financeira de várias maneiras:

Simplificação de processos

Com o compartilhamento de dados financeiros, os processos de abertura de contas, transferências de fundos e outras transações financeiras podem ser simplificados e acelerados, tornando mais fácil para todos acessar e usar os serviços.

Unificação dos seus dados

Ao permitir o compartilhamento seguro de dados financeiros entre diferentes instituições, o Open Finance pode ajudar os usuários a consolidar todas as suas informações financeiras em um só lugar. Isso é particularmente útil para aqueles que possuem contas em bancos distintos ou utilizam diferentes tipos de serviços financeiros.

Educação financeira

Com acesso a informações financeiras abrangentes e consolidadas, de forma simples e clara, é possível obter mais clareza sobre suas finanças e tomar decisões informadas. Isso pode ajudar a melhorar a educação financeira e a conscientização sobre questões monetárias.

Personalização de ofertas

Com base nos dados compartilhados, as empresas podem oferecer produtos e serviços financeiros mais personalizados e adequados às necessidades individuais dos clientes, além de orientação direcionada sobre investimentos.

Acesso a crédito

Pessoas em regiões com histórico de crédito limitado podem enfrentar dificuldades para obter empréstimos tradicionais. O Open Finance pode permitir que novos critérios de avaliação de crédito sejam utilizados, incorporando uma variedade de dados financeiros e de comportamento para determinar a elegibilidade do crédito.

Fintechs e Startups Inovadoras

O Open Finance facilita o acesso a dados e APIs, permitindo que companhias inovadoras desenvolvam soluções para atender nichos específicos do mercado, que pode incluir populações marginalizadas e mal atendidas.

O Open Finance tem potencial para transformar e impulsionar de maneira exponencial a inclusão financeira em todo o mundo. Conheça as soluções de finanças da SAP que já estão fazendo a diferença. Acesse!

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.