>

As interações humanas geradas pela IA generativa vão revolucionar o que conhecemos por experiência do cliente.

Impulsionada pela inovação tecnológica e pela crescente demanda dos consumidores por interações personalizadas e significativas, a experiência do cliente (CX) está evoluindo rapidamente. À medida que avançamos para o futuro, a Inteligência Artificial generativa surge como uma ferramenta poderosa que tem aprimorado e promete revolucionar o CX. Contudo, cada ferramenta de IA requer um profundo nível de conhecimento e compromisso com a transformação para trazer um impacto realmente significativo.

Para começar, é fundamental entender o que é a IA generativa. Diferentemente da IA tradicional, que é programada para executar tarefas específicas, a IA generativa é capaz de criar conteúdos originais e interagir de forma mais humana, com linguagem natural. Ela utiliza algoritmos avançados de aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados e gerar respostas personalizadas, criativas e relevantes, permitindo que as empresas atendam seus consumidores de forma mais eficiente e ágil.

Conheça os principais usos da IA generativa para o CX:

  1. Personalização e interações significativas

Com os insights resultantes de uma análise profunda dos dados dos clientes, as equipes podem entender melhor as escolhas, os comportamentos e o histórico de interações dos consumidores. Com base nessas informações coletadas de interações passadas, a IA generativa pode criar respostas e recomendações únicas, adaptadas às preferências individuais dos compradores. Isso resulta em interações mais significativas, que fortalecem o relacionamento entre a empresa e o público, além de impulsionar a fidelidade e a satisfação do cliente.

  1. Antecipação das necessidades do consumidor e resolução rápida de problemas

Uma das maiores vantagens da IA generativa é sua capacidade de antecipar as necessidades do cliente. Ao analisar dados comportamentais e históricos, a tecnologia pode prever as tendências dos consumidores, permitindo que as empresas se antecipem às suas necessidades e ofereçam soluções proativas. Além disso, a Inteligência Artificial permite entender rapidamente o problema de um cliente e ajudar a atendê-lo com mais agilidade, eficiência e profissionalismo, com respostas mais refinadas.

  1. Automação inteligente e personalizada

Com a IA generativa, tarefas repetitivas e de baixo valor agregado podem ser automatizadas, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas mais produtivas. A Inteligência Artificial generativa também pode ser muito útil no atendimento ao cliente, respondendo perguntas comuns e resolvendo problemas básicos, liberando as equipes para se concentrarem em casos mais complexos que, ainda assim, podem ser auxiliados pela IA na busca de soluções mais eficientes e rápidas.

Ao adotar a IA generativa para o futuro do CX, as organizações podem proporcionar uma experiência do cliente mais personalizada, interações significativas e antecipação das necessidades. Sua empresa está preparada para o futuro? Descubra como a SAP pode te ajudar a se destacar no mercado com as soluções desenvolvidas para o setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.