>

Dê o primeiro passo em direção à sustentabilidade empresarial

Artigo

O caminho para a sustentabilidade empresarial integra pessoas, planeta e lucro.      

No cenário corporativo atual, a sustentabilidade já está deixando de ser escolha ética para se tornar, por diversos motivos, uma necessidade. A redefinição do sucesso empresarial está intrinsecamente ligada à compreensão dos impactos que as organizações causam no planeta e à aplicação desses insights em decisões estratégicas. Alguns fatores determinantes estão moldando o futuro da sustentabilidade:

Comprometimento com as partes interessadas

Investir em práticas sustentáveis com o intuito de reduzir as emissões de carbono é de extrema importância, mas é preciso ir além. Expandir para abordagens mais abrangentes, como garantir práticas laborais justas, é essencial para promover o engajamento da causa. Além disso, comunicar constantemente os esforços aos acionistas, clientes e mídia fará com que os grupos interessados fiquem satisfeitos e se sintam inspirados.

Lucratividade e sustentabilidade como um só pensamento

Líderes que possuem visão de médio e longo prazo reconhecem a ligação entre o sucesso financeiro das empresas e a saúde do planeta. Por este motivo, analisar não apenas os lucros, mas também o valor das ações para meio ambiente e sociedade.

Uso de ferramentas tecnológicas

Investimentos em novas tecnologias, como IoT, IA e análise de dados, tornam possível medir o crescimento econômico de maneira sustentável. Por isso, uma dica importante é implementar processos de design digital, maior transparência na cadeia de abastecimento e logística de reciclagem eficiente.

Métricas de sustentabilidade e relatórios Integrados

O desenvolvimento de métricas que incorporem impactos ambientais e sociais às práticas comerciais é essencial para as organizações que querem traçar estratégias sustentáveis. O objetivo deve ser reparar os danos causados ao planeta, mensurando o sucesso em relação aos padrões exigidos pelos órgãos reguladores, investidores e sociedade.

Compromisso com o cliente

Grandes marcas estão adotando padrões de sustentabilidade para assim aumentar a visibilidade nas cadeias de suprimentos. Conquistar certificações e adotar design inteligente de produtos são boas maneiras de ganhar a atenção dos consumidores e dos acionistas.

Transporte e logística sustentáveis

Sistemas de entrega e logística são oportunidades para implementar medidas ecológicas. Utilizar tecnologias, como painéis solares em veículos e armazéns com energia renovável, ajudam a reduzir o carbono nas cadeias de abastecimento e impactam positivamente o meio ambiente.

Tripé da sustentabilidade

Esse método consiste em integrar pessoas, planeta e lucro nas práticas de negócios. Iniciativas de impacto real – ex: soluções baseadas na proteção do meio ambiente e projetos sociais – fortalecem o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

O futuro empresarial é sustentável. O conceito de responsabilidade corporativa está ganhando uma nova dimensão, por isso é importante estar preparado para se adaptar. Empresas e líderes preparados para essa transformação não apenas prosperarão nos novos tempos, mas também desempenharão um papel vital na construção de um futuro mais sustentável para todos. Faça parte deste movimento com as soluções de sustentabilidade da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.