>

Implementar estratégias que abraçam a Economia Circular e impulsionam a sustentabilidade é a chave para o sucesso.

No cenário atual, os varejistas enfrentam diversos desafios, um deles é tornar suas embalagens mais sustentáveis. Com consumidores cada vez mais conscientes e regulamentações ambientais mais rigorosas, a pressão para atingir metas ambiciosas de sustentabilidade está crescendo. Para superar esse desafio, a McKinsey listou algumas dicas para que as marcas possam adotar abordagens inovadoras e estratégias ousadas.

Avaliar e otimizar o portfólio completo de embalagens

Antes de iniciar qualquer iniciativa, é crucial entender a pegada ambiental de suas embalagens. É preciso analisar desde o uso de matérias-primas até custos para identificar oportunidades de melhoria. Ao focar nas embalagens de marca própria e aplicar uma abordagem interdisciplinar, sua equipe pode definir diretrizes sustentáveis para materiais e redesenhar produtos quando necessário.

Integrar princípios de sustentabilidade no design dessas embalagens

Após avaliar seu portfólio, é hora de incorporar a sustentabilidade ao design. Redução de excessos, escolha de materiais recicláveis e inovações na obtenção de materiais são elementos chave. Estabeleça parcerias estratégicas com fornecedores para garantir acesso a materiais reciclados, dessa forma promoverá uma abordagem circular.

Estabelecimento de parcerias estratégicas

A colaboração é essencial. Forme parcerias com fornecedores gestores de resíduos e recicladores para criar sistemas de embalagens de circuito fechado. Explore modelos multifacetados e invista em usinas de reciclagem e estabeleça acordos de offtake. Essas parcerias não apenas garantem acesso à matérias-primas, mas também fortalecem a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.

Construção de novas capacidades internas

Sem investir em talentos e capacidades internas, a implementação de uma nova abordagem sustentável não será bem sucedida. É preciso uma mudança geral de mindset para a compreensão das complexidades das soluções inteligentes de reciclagem. Além disso, treinamento de operações de lojas e logística reversa sincronizada são cruciais para garantir o sucesso da iniciativa.

Ao levar em conta estes insights, os varejistas podem transformar o desafio de se tornarem mais sustentáveis em uma oportunidade única para reduzir custos, aumentar a lealdade do consumidor e contribuir significativamente para um mundo mais limpo. O tempo para agir é agora, dê o primeiro passo com as soluções para Economia Circular da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.