>

Investir tempo para a criação de estratégias que melhorem as experiências dos talentos Baby Boomers vai impulsionar a sua empresa rumo ao sucesso.

A retenção e o engajamento dos Baby Boomers estão se tornando uma prioridade essencial para as organizações que buscam competitividade no mercado, pois com o envelhecimento da população global, grande parte do capital intelectual acaba indo embora junto com esses talentos. Diante deste cenário, é crucial adotar estratégias específicas que atendam às necessidades dessa geração e aproveitem ao máximo sua vasta experiência e conhecimento. Aqui estão algumas dicas fundamentais para alcançar este objetivo:

Flexibilidade no ambiente de trabalho

Oferecer horários de trabalho flexíveis, modelo remoto e oportunidades de meio período, além de férias prolongadas, permitindo que passem mais tempo com suas famílias e aproveitem a vida com seus netos, pode ajudar a atrair e reter esses profissionais, permitindo-lhes conciliar a vida pessoal com suas carreiras.

Reconhecimento da experiência

Mais do que cargos ou salários, os Baby Boomers buscam reconhecimento por suas experiências e seus conhecimentos. Criar programas de mentoria, nos quais eles possam compartilhar suas habilidades e orientar os membros mais jovens da equipe, é uma excelente maneira de valorizar sua contribuição e aumentar seu engajamento entre as gerações, pois cada Baby Boomer traz consigo uma riqueza única de vivências e habilidades.

Entender as necessidades específicas

É importante adaptar o ambiente de trabalho de modo que seja mais confortável para essa geração. Alguns exemplos mais simples são: garantir o controle climático para as mulheres que estão passando pela menopausa e disponibilizar ferramentas ergonômicas para evitar dores no corpo. São detalhes que fazem a diferença, tornam o dia a dia mais agradável e prolongam a estimativa de tempo de trabalho desses profissionais.

Transferência de conhecimento

Estabelecer programas formais de transferência de conhecimento, onde os Baby Boomers possam documentar suas melhores práticas, lições aprendidas e insights ao longo de suas carreiras, é essencial para preservar seu legado, garantir o engajamento e dar continuidade no conhecimento organizacional.

Ao adotar essas estratégias, as companhias podem não apenas reter e engajar os talentos Baby Boomers, mas também criar ambientes de trabalho inclusivos, diversificados e sustentáveis, nos quais profissionais de todas as gerações possam prosperar e contribuir para o sucesso empresarial. Descubra como as soluções de experiência do colaborador da SAP podem te ajudar nesta importante missão.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.