Por: SAP Brasil
Durante a pandemia, a atividade agropecuária manteve a produção para que a população pudesse continuar recebendo alimentos, contribuindo com a manutenção da economia
Manter as atividades e reforçar a segurança dos trabalhadores têm sido um desafio para setores essenciais como o agronegócio. O trabalho no campo é um dos que não pode parar, pois garante que a população receba alimentos em sua casa e mesmo com a baixa atividade econômica no cenário internacional e a necessidade de manter sua cadeia, o setor pode encontrar maneiras para se reinventar.
Momento de apreensão e expectativas
No início de abril, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostrou uma queda de 0,4% nas exportações do agronegócio brasileiro durante o primeiro trimestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Dentro desse cenário, a venda de soja apresentava alta de 9,4%. Os números resumem a situação vivida pelo mundo até o final de março, quando o Brasil começou a diminuir o ritmo de sua atividade econômica, adotando o isolamento social como medida para conter o avanço do Coronavírus no país. Ainda estávamos colhendo resultados positivos do trabalho realizado entre o final de 2019 e início deste ano.
Reforço nos procedimentos de higienização para manter exportação
Com uma safra recorde de grãos para exportação no final de março, o Porto Paranaguá, no Paraná, teve que adaptar a rotina para reforçar os cuidados de prevenção da COVID-19 e manter o planejamento de recepção e despacho das cargas. Para isso, foi lançado um plano de contingência que inclui a realização de triagem dos caminhoneiros, com aferição de temperatura e a instalação de pias e álcool em gel para higienização. O porto aderiu às campanhas de vacinação, contribuindo para fortalecer a saúde dos trabalhadores que passam por lá diariamente, além de reforçar a higiene dos ambientes.
Aproximação e diálogo com toda cadeia e com o consumidor
Com o isolamento social e o número crescente de pessoas trabalhando em casa, a venda de alimentos naturais tem aumentado nos canais de varejo, de acordo com a Sociedade Nacional de Agricultura. A busca por uma alimentação saudável também resulta do medo que as pessoas têm de ficar doentes, o que acarreta uma mudança no comportamento alimentar e, consequentemente, no consumo das famílias.
Produtores podem perceber este como o momento para ampliar seu alcance no mercado interno, dialogando com as empresas do varejo e com o público consumidor, para isso, é preciso entender o que eles esperam dos seu serviços para manter uma relação mais transparente e de confiança.
Esse é um momento propício para fortalecer a relação com o mercado interno, para abrir diálogo com outros produtores e para firmar parcerias que fortaleçam toda a cadeia do agronegócio no país.
Com a China e outros países da Europa retomando as atividades, podemos esperar que rapidamente a demanda internacional pelo agronegócio brasileiro volte a crescer. E temos a chance de mostrar que esses parceiros podem confiar na segurança do trabalho que os produtores nacionais realizam.
Acompanhe mais informações e novidades em nossas redes sociais: Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram / WhatsApp / Youtube
© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.