>

SAP Sapphire Madrid apresenta as mais recentes inovações como resposta aos desafios que as empresas enfrentam

  • O SAP Sapphire Madrid realizou-se ontem e reuniu clientes e parceiros de 43 países da região EMEA South.
  • Ao longo do encontro, mais de 60 clientes falaram das suas experiências e estratégias de transformação, entre elas, a Ducati, Navantia, Ilunion e WoW Concept.
  • As empresas portuguesas como Farfetch, Grupo Casais, Grupo Salvador Caetano e Simoldes Plásticos também marcaram presença, com a apresentação dos seus casos nacionais. A Inetum, parceiro da SAP, que foi um dos patrocinadores do SAP Sapphire Madrid.

 Lisboa (PORTUGAL) – Madrid acolheu o SAP Sapphire, aquele que é e será o mais importante encontro anual da região EMEA South da SAP. Evento que serviu para a empresa destacar as recentes inovações tecnológicas, disponibilizadas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios de hoje em dia. Foram também apresentados alguns exemplos de casos de transformação digital, incluindo de empresas portuguesas.

Dirigindo-se a uma audiência de clientes e parceiros da empresa, oriundos de 43 países da EMEA Sul, Scott Russell, membro do Comité Executivo da SAP que lidera a área de Customer Success, explicou que “a expressão que mais se repetirá hoje é «transformação do negócio». Isto porque no mundo de hoje não fazer nada não é uma opção; a transformação é essencial e, para isso, há que aproveitar a capacidade da tecnologia para inovar continuamente”.

Referiu, também, que a SAP fornece tecnologia às empresas há 50 anos, “mas isso não é suficiente nos dias de hoje. Com a mudança para a Cloud, os clientes estão constantemente a avaliar-nos, pelo que o Customer Lifetime Value é fundamental. Há três elementos que nos ajudam a medi-lo: os resultados, isto é, o sucesso e o retorno esperados que o cliente obtém com a nossa tecnologia; a experiência, para que, em todos os pontos de contacto do cliente com a empresa, esta seja adequada; e, a velocidade, o tempo que leva até à criação de valor. Vamos ver muitas histórias de clientes, aos quais fornecemos a experiência certa, de forma célere e, onde os resultados superaram as suas expetativas iniciais”.

Os três grandes desafios que as empresas enfrentam

O Presidente da SAP EMEA South, Manos Raptopoulos, salientou que o objetivo da SAP na região que lidera é fazer das empresas “a melhor versão de si mesmas. E, hoje, para o conseguirem, têm de enfrentar três desafios: a transformação dos negócios, que acelerou durante a pandemia, veio para ficar e está a dar um passo significativo rumo à flexibilidade, à automatização dos processos ou à agilidade. Segundo, a cadeia de abastecimento, cuja situação se agravou com as atuais circunstâncias geopolíticas e gerou perturbações em locais onde nunca suspeitaríamos que tal pudesse ocorrer, situação que também está para ficar, pelo que as empresas estão a tentar preparar-se da melhor forma possível. E, terceiro, a sustentabilidade – ou seja, fazer bem -, área na qual a Europa, em especial, está a produzir cada vez mais decisões que visam satisfazer as entidades reguladoras e as exigências dos consumidores”.

O que a SAP está a fazer para dar o melhor de si mesma

Raptopoulos detalhou o que a SAP está a fazer para dar também o melhor de si mesma: “estamos a apostar na integração de processos e estamos a investir em diferentes áreas, nomeadamente no núcleo digital do negócio, na experiência do cliente ou na gestão do capital humano. Estamos a criar a maior rede de negócios do mundo, a qual une fornecedores e clientes”. E continuou a explicar que a empresa encontra-se a trabalhar “num ERP autónomo, na transformação dos processos de negócio e da inteligência artificial, e, claro, na Cloud, para garantir a continuidade dos negócios. Juntamente com a Business Technology Platform, é nisso que estamos concentrados, no sentido de ajudarmos os nossos clientes a alcançar a sua melhor versão”.

Acordo estratégico com a Ducati

A Ducati, através do seu CEO, Claudio Domenicalli, anunciou a assinatura de um acordo estratégico de colaboração com a SAP, através do qual realizará uma importante transformação do negócio da empresa, que irá beneficiar os seus principais processos. Esta aliança pretende também criar uma rede de negócio inteligente com fornecedores e parceiros, para impulsionar a gestão da cadeia de abastecimento e, ainda, a gestão do negócio online. Este é um acordo também com impacto desportivo, uma vez que a SAP passa a ser parceiro oficial da equipa Ducati Lenovo para a temporada de MotoGP de 2022.

Exemplos de transformação

Donato Martínez Pérez de Rojas, VP Technology and Digital Transformation da Navantia, detalhou, juntamente com João Paulo da Silva, SVP & General Manager da SAP SEFA, como é que a colaboração entre as duas empresas permitiu criar um sistema com o qual a Navantia se torna na primeira entidade pública em Espanha a criar um sistema de contabilidade de sustentabilidade, o qual abrange relatórios de Scope 1, 2 e 3 e todos os KPIs de ESG, para assim alcançar o objetivo de zero emissões e, mais adiante, avançar para a criação de uma rede de parceiros verdes.

Ao longo de todo o dia, mais de 60 clientes partilharam as suas experiências e estratégias de transformação, num total de 40 sessões, divididas em 10 grandes áreas temáticas. Como clientes nacionais, saliente-se a participação da Farfetch, que participou num painel sobre Human Experience Management; o Grupo Casais, que expôs o seu projeto de Intelligent Spend Management, o Grupo Salvador Caetano, que apresentou a sua experiência na área de Digital Supply Chain e; a Simoldes Plásticos, que, na área das Indústrias, veio abordar o tema da Sustentabilidade.

O evento foi patrocinado por cerca de 27 parceiros, de entre os quais destaque-se a Inetum, parceiro nacional da SAP, que além da presença física no espaço de exposição, também apresentou o percurso de transformação digital do seu cliente, Informa D&B, na área de recursos humanos, com recurso à solução SAP SuccessFactors.

Tour Mundial

Ao longo de 2022, por ocasião do seu 50º aniversário, a SAP quis levar o seu grande evento anual, SAP Sapphire – até agora de natureza mundial – às diferentes regiões que integram a organização. Após o evento global realizado em Orlando, entre 10 e 12 de maio, em formato híbrido, foi lançada uma tour que visitará oito cidades de todo o mundo, na qual Madrid foi escolhida para acolher o evento do EMEA South. Antes, já a Cidade do México (México), a 12 de maio, e Haia (Países Baixos), a 17 deste mês, receberam esta World Tour; a qual continuará nos dias 8 e 9 de junho em Zurique (Suíça), a 7 de julho em Pequim (China), 12 de julho em Tóquio (Japão), 9 de setembro em São Paulo (Brasil) e 16 de setembro em Munique (Alemanha).

Visite a área de imprensa da SAP aqui. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

# # #

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP geram 87% do comércio mundial total. A nossa aprendizagem automática, a Internet das Coisas (IoT) e as tecnologias avançadas de análise tornam as organizações dos nossos clientes “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software da mesma forma que o pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto abrangente de aplicações e serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas em mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem de forma rentável e se diferenciam no mercado. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a trabalhar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informações, visite www.sap.com.