>

SAP avança na sua visão de IA aplicada aos negócios ao investir em três empresas de IA Generativa: Aleph Alpha, Anthropic e Cohere

LISBOA – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia o próximo passo daquele que é o seu compromisso de fornecimento de uma inteligência artificial (IA) para empresas, que seja relevante, confiável e responsável, por via de investimentos estratégicos diretos em três empresas líderes de IA generativa.

Uma aposta que integra a estratégia de investimento da Sapphire Ventures, com um compromisso superior a mil milhões de dólares em start-ups orientadas para a IA

Esta aposta na Aleph Alpha GmbH, Anthropic PBC e Cohere reforça a abordagem de ecossistema aberto da SAP para a IA, tirando partido da melhor tecnologia que permita embeber IA em todo o portefólio SAP. Este triplo investimento baseia-se numa série de parcerias de IA e casos de uso empresarial anunciados em maio e faz parte de um compromisso que aponta para um investimento da Sapphire Ventures LLC superior a mil milhões de dólares em start-ups de tecnologia empresarial impulsionadas pela IA.

“Encontramo-nos num momento decisivo, com a IA generativa pronta para mudar extraordinariamente a forma como as empresas funcionam”, refere Sebastian Steinhaeuser, Chief Strategy Officer, SAP SE. “A SAP está empenhada na criação de um ecossistema de IA empresarial para o futuro, que complemente o nosso conjunto de aplicações de negócio de alto nível e ajude os nossos clientes a desbloquear todo o seu potencial”.

Abordagem da SAP à IA – Criada para as empresas

A SAP proporciona uma IA empresarial relevante, confiável e responsável. O portefólio SAP Business AI encontra-se já incorporado em todos os produtos da SAP. E mais de 26.000 clientes das soluções cloud da SAP utilizam já o SAP Business AI em múltiplos cenários e soluções de parceiros. Nesse sentido, o SAP Business AI é relevante, porque está disponível desde o primeiro dia e é integrado nos processos de negócio de missão crítica que os clientes executam no software SAP. É fiável, ao basear-se em décadas de geração e gestão de volumes amplos de dados de negócio e conteúdo empresarial relevante. E, por último, é responsável, por ser entregue com os mais elevados níveis de preocupação no que concerne à segurança, privacidade, conformidade e ética. Esta é a fundação da IA impulsionada pela SAP Business Technology Platform, ao permitir inovar e fornecer IA empresarial, através do investimento da SAP e de um ecossistema aberto de parceiros.

A estratégia de IA da SAP inclui investimentos diretos, um aumento significativo em investigação e desenvolvimento para novos casos de uso e parcerias com terceiros, como as anunciadas em maio com a Microsoft, Google Cloud e IBM. Com os investimentos agora anunciados, a SAP aprofunda o seu compromisso com a IA generativa, construída de forma responsável e desenhada para ajudar as empresas a funcionarem melhor. A SAP também acelera a inovação em IA ao integrar start-ups no seu ecossistema de parceiros, através do programa SAP.iO Foundries, o seu acelerador interno. A Sapphire Ventures, empresa mundial de capital de risco na área de software, é apoiada pela SAP e pretende dedicar mais de mil milhões de dólares no financiamento de start-ups de tecnologia para empresas impulsionada pela IA.

Investimento em empresas inovadoras de IA generativa

A Aleph Alpha, Anthropic e Cohere são líderes de mercado de IA generativa e apresentam um potencial único para transformar sectores de atividade por inteiro.

A Aleph Alpha GmbH é uma empresa com sede na Alemanha que construiu uma solução de IA autónoma, completa e generativa, focada em casos de uso empresarial, complexos e críticos. A Aleph Alpha foi a primeira empresa a oferecer modelos de linguagem larga (large language) multimodais e de nova geração, para além de ter alcançado resultados de vanguarda com um modelo treinado, de forma igual, em várias línguas europeias. A empresa concentra-se na interoperabilidade, privacidade de dados e segurança, oferecendo IA quer como serviço quer como uma instalação multi-cloud ou nos servidores dos clientes. Já anteriormente, a SAP anunciara uma parceria com a Aleph Alpha, por via da sua participação no programa SAP PartnerEdge na categoria “Build”.

A Anthropic PBC é uma empresa de investigação e segurança de IA com sede em São Francisco, que desenvolve sistemas de IA, caracterizados pela sua utilidade, honestidade e por serem inofensivos. O assistente de IA da Anthropic, denominado Claude, utiliza uma abordagem “constitucional” – interage com os utilizadores baseando-se num conjunto de princípios desenhados pela Anthropic, os quais assentam na fiabilidade e segurança. O Claude ajuda os utilizadores numa série de tarefas, que incluem a geração de respostas, programação, automatização de fluxos de trabalho e processamento de texto – desde edição e reescrita, até resumo, classificação e muito mais – dentro do contexto de conversações naturais. O objetivo da Anthropic é que tecnologias como o Claude beneficiem a sociedade no seu todo.

A Cohere é uma empresa líder em IA para empresas, com sede em São Francisco e Toronto e com um centro de investigação-chave em Londres. A sua tecnologia de classe mundial adapta-se às necessidades das empresas, com foco na facilidade de utilização, acessibilidade, segurança e privacidade de dados. Esta tecnologia proporciona uma forma mais intuitiva de gerar, pesquisar e resumir informação. A plataforma da Cohere é agnóstica em termos de cloud, ou seja, oferece às empresas a opção de escolha dos fornecedores de cloud, é acessível através de API como serviço gerido (managed service) e pode ser implementada em clouds privadas virtuais ou in situ para responder às necessidades das empresas em função da localização dos seus dados.

Sapphire Ventures

A Sapphire Ventures LLC, suportada pela SAP, é uma empresa mundial de capital de risco na área do software que se associa a empresas visionárias e fundos de capital de risco para lhes dar escala e para as tornar consequentes no seu propósito. Sendo a SAP um sócio limitado na Sapphire Ventures, os clientes SAP beneficiam de um acesso antecipado às inovações do ecossistema de startups. Recentemente, a Sapphire Ventures anunciou um compromisso de mais de mil milhões de US dólares, valor a ser direcionado para o investimento na próxima geração de start-ups de tecnologia empresarial impulsionadas pela IA, para além dos investimentos já realizados em start-ups empresariais baseadas na IA, como a Clari Inc., DataRobot Inc., Moveworks e ThoughtSpot Inc.

Visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

# # #

 Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a melhorar a gestão dos seus negócios: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio total no mundo. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.