>

Por: SAP Brasil

Para além da satisfação do cliente, a gestão da experiência pode impactar diretamente nos custos da sua empresa, promovendo lucratividade

Colocar o cliente no centro das estratégias de negócio é parte fundamental para quem quer sobreviver na Era da Economia da Experiência. O impacto econômico disso pode chegar a valores milionários. Uma pesquisa recente, realizada pela Forrester Consulting para a Qualtrics, mostrou que o retorno sobre os investimentos em soluções para a gestão da experiência pode ser de 633% em três anos, gerando benefícios equivalentes a U$ 38,4 milhões.

Com uma cultura centrada no cliente, a economia da experiência está permitindo que as empresas adaptem e expandam seus programas de acordo com as necessidades específicas apresentadas, isso permite mais flexibilidade na hora de oferecer os serviços e assertividade nas demandas.

Com a ajuda de tecnologias que auxiliam na gestão da experiência, empresas obtiveram redução nas despesas operacionais ao oferecerem suporte automatizado realizado a partir de ações previstas e planejadas. De acordo com o estudo, aprimorar a jornada do cliente foi determinante para retê-lo e a solução Qualtrics contribuiu oferecendo ferramentas para a coleta e análise de informações essenciais, coletando informações sobre compras anteriores e feedbacks. O resultado disso é 32% maior retenção de clientes e redução de custos.

A combinação entre dados operacionais (O), relacionados a custos, receitas e vendas, e dados de experiência, que buscam informações para medir os sentimentos do cliente, são soluções fundamentais para direcionar o modo como a organização trabalha a partir do comportamento do cliente e de suas aspirações. Levando a gestão da experiência a um nível mais elevado.

Quanto antes você souber o que oferecer para o cliente, menor será seu custo com pesquisa e ferramentas de análises anteriores. No estudo realizado pela Forrester, o cálculo é de U$ 1,7 milhão que podem ser economizados com esse tipo de análise, já que as soluções para gestão da experiência geram insights em tempo real e de maneira mais ágil.

Escolha estar no caminho do progresso adotando soluções que vão transformar seu negócio. Nos canais de comunicação da SAP você pode acompanhar mais novidades sobre o assunto: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.