>

Por: SAP Brasil

Falamos muito sobre o futuro do trabalho e tendências que acreditávamos que fossem acontecer em um prazo distante, como a adoção ao home office e a digitalização de processos. Mas a pandemia mostrou que essas demandas poderiam acontecer antes do que imaginávamos e, apesar de terem sido implementadas em caráter de urgência em muitas empresas, foram bem recebidas e até adotadas como padrão dentro de diversas organizações. Porém ainda existe um futuro a ser explorado quando a pandemia acabar e conforme voltamos a circular em locais de convívio coletivo.

Rotina de trabalho alternada

No Brasil, o número de pessoas trabalhando remotamente totalizou 7,3 milhões, em novembro de 2020. Uma redução de 260 mil pessoas em relação ao mês de outubro, de acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no início de fevereiro pela Agência Brasil.

Apesar da adaptação ao home office, muitas pessoas já querem voltar ao escritório pois sentem falta das interações sociais e sentem a necessidade de se concentrar mais no trabalho. De acordo com uma pesquisa da Steelcase com mais de 32 mil pessoas em 10 países, 54% dos entrevistados deseja voltar ao trabalho no escritório, mas não de maneira integral.

A expectativa é que as empresas atuem de maneira mais flexível, com uma rotina alternada entre parte da semana no escritório e parte da semana de trabalho remoto. Estabelecer uma relação de confiança com os colaboradores e negociar uma escala de trabalho híbrida pode fortalecer o engajamento dos profissionais.

Conectar e envolver colaboradores

Para uma rotina de trabalho flexível, as empresas precisam oferecer ferramentas que permitam que funcionários interajam e recebam o suporte adequado para realizar tarefas. Investir em pesquisas e coletar informações sobre a satisfação dos colaboradores pode ajudar a melhorar a experiência deles e gerar engajamento.

Diversidade e acesso

É fundamental que as empresas se mostrem abertas e disponíveis para investir em novas ideias e receber equipes diversas em origem, gênero e raça. Desta maneira, ela pode contribuir com a redução das desigualdades no mercado de trabalho e ainda se beneficia com a chegada de profissionais com bagagens diferentes que podem apresentar ideias inovadoras e repletas de referências.

Saúde mental e segurança são fundamentais

As pessoas não vão querer voltar para o ambiente de trabalho se não sentirem que é seguro. Diante dos riscos, elas precisam saber que as organizações estão preocupadas com sua saúde e bem-estar, criando espaços de distanciamento, aderindo à protocolos de limpeza e higienização rigorosos.

As pessoas ainda estão vivendo um cenário de insegurança por conta da Covid-19, e o estresse causado por essas situações pode atrapalhar seu desempenho. Para contribuir com o bem-estar de seus funcionários, empresas podem oferecer segurança emocional e apoio psicológico para que a equipe se sinta confortável em voltar ao escritório.

Saiba como a sua empresa pode ficar por dentro do futuro do trabalho através da coleta de dados valiosos em nosso site.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.