>

Preparando o setor de varejo para as novas tendências do consumidor

Artigo

O poder da comunicação compartilhada através das redes sociais, a capacidade de comprar com dinheiro digital, a consciência de como os dados dos consumidores estão sendo utilizados, esses são apenas alguns exemplos da realidade que o setor de varejo atualmente está tendo que se adaptar.

O varejo é um dos setores da indústria que vem sendo mais afetado pela pandemia de Covid-19. Apesar de ter apresentado um crescimento de 1,4%, segundo dados recentes do IBGE, o resultado ainda é abaixo do esperado e não supera a grande queda do ano passado. Para acompanhar as tendências dos consumidores, empresas deste ramo devem apostar na digitalização e inovação tecnológica.

O foco atual de empresas que buscam superar quedas e seguir progredindo é a experiência do consumidor. Para o varejo apresentar propostas atraentes e personalizadas através de uma compra online satisfatória, ter um website intuitivo e com um design adequado, que ofereça respostas rápidas e objetivas às perguntas que podem surgir durante o processo de compra, são exemplos de como essa tendência pode ser aplicada neste setor.

A relação com uso dos dados dos consumidores também é um ponto que o varejista deve estar atento. Segundo artigo da Forbes, é previsto que em 2022 as ferramentas de rastreio e uso de dados sejam alteradas, fazendo com que empresas tenham que se adaptar a uma nova maneira de fazer com que mais clientes optem por fornecer seus dados.  Em pesquisa realizada pela McKinsey & Company, apenas 33% dos entrevistados acreditam que as empresas utilizam seus dados pessoais de forma responsável. A baixa porcentagem dessa afirmação deve servir como um alerta.

Redes sociais e influenciadores já são grandes aliados do setor varejista e essa tendência não apresenta indícios de que mudará tão cedo. Ganhando força desde o ano passado, com o crescimento do uso do digital por empresas de todos os setores, o varejo encontrou nos influenciadores um grande potencial para alcançar e ampliar seu público de forma mais eficaz e virtual.

Parcerias com influenciadores aproximam marcas e pessoas, e atingem um nível de conexão que é um resultado esperado pelo consumidor atual. Outro ponto importante que leva ao mesmo resultado é a preocupação com a responsabilidade social e ambiental. De acordo com pesquisa realizada pela WSL Strategic Retail, 40% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar mais caro por um produto cuja marca apoie sustentabilidade e práticas de comércio justo.

As tendências aqui apontadas podem impulsionar empresas do setor varejista para frente, exigindo também uma inovação contínua. Conheça os produtos SAP para este setor da indústria e obtenha as ferramentas necessárias para continuar evoluindo.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.