>

Transformando e oferecendo as melhores experiências nos serviços financeiros

Artigo

A chegada da pandemia e o impedimento de resolver pendências presencialmente potencializou a necessidade de inovar nos serviços financeiros para garantir uma boa experiência aos clientes.

Antes mesmo do período da necessidade de distanciamento social, as empresas já procuravam alternativas que as ajudassem a oferecer serviços únicos, personalizados e inovadores.

No setor de serviços financeiros, as organizações perceberam a necessidade de investir em tecnologias inteligentes com o intuito de apoiar suas jornadas de transformação digital. Houveram muitas mudanças do começo de 2020 para cá e inúmeros processos foram adaptados para atender às novas demandas impulsionadas pela pandemia.

Internet Banking

Com a obrigatoriedade do serviço durante o isolamento social, as instituições financeiras implementaram tecnologias capazes de fornecer serviços presenciais de forma online. O serviço vinha de uma crescente considerável – de acordo com pesquisa da FEBRABAN, os serviços de mobile bank tiveram aumento de 19% antes da pandemia. Essa ascensão fez com que até mesmo as empresas tradicionais investissem em inovação para otimizar os serviços oferecidos via aplicativos e, principalmente, garantir a qualidade do atendimento. Com a Inteligência Artificial presente nos apps, os consumidores podem solicitar novos cartões, realizar transações, investir em diferentes fundos, aumentar o limite do cartão de crédito, gerar e pagar boletos, até mesmo abrir novas contas, tudo sem precisar sair de casa.

Meios de pagamento

A chegada do PIX revolucionou o setor financeiro. Dados coletados pelo Datafolha mostram que 313.271 milhões de chaves foram cadastradas no PIX até o dia 31 de agosto. Ainda de acordo com a pesquisa, a ferramenta possui adesão do público maior que a do cartão de crédito (74%), boleto bancário (53%) e carteira digital (52%). O novo serviço financeiro impulsionou os pequenos negócios, que tiveram que se reinventar para continuarem operando durante a pandemia, e está presente nos mais diferentes setores da indústria, de loja de luxo em shoppings até nas barracas de feira livre.

Inclusão e acessibilidade

Ao investir na otimização dos aplicativos por meio da tecnologia, as organizações financeiras puderam também contribuir para o aumento da inclusão e acessibilidade financeira de pessoas com deficiência motora ou visual. Seja para sanar dúvidas, auxiliar em procedimentos ou relatar problemas, os assistentes virtuais, o acesso guiado e os canais de atendimento online estão proporcionando experiências únicas para esse grupo de pessoas.

Com a adesão de tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e análise de dados, os clientes estão encontrando nas instituições financeiras serviços personalizados, que acompanham o novo ritmo do dia a dia da sociedade.

Sua empresa já elaborou uma estratégia baseada na experiência do cliente? Conheça as soluções SAP para o setor bancário e saiba como podemos ajudá-lo.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.