Tendências para o Customer Experience em 2022

As expectativas dos consumidores estão aumentando! Conheça as tendências que vão guiar as estratégias para melhorar a experiência do cliente em 2022.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Gartner, 80% das companhias que mais crescem estão focadas em investir, com base em dados, em melhorias para a experiência dos usuários. Com a pandemia de COVID-19, o processo de migração para o ambiente online precisou ser acelerado, mudanças que aconteceriam em anos aconteceram em meses; já que o isolamento social não permitia as vendas presenciais, empresas e clientes precisaram agir rapidamente.

Com tamanha expansão e competitividade, melhorar a experiência do cliente deixou de ser um projeto e tornou-se essencial para o crescimento nos negócios. De acordo com João Araujo, VP de Customer Experience na SAP, em um momento de recuperação pós-crise, as expectativas dos clientes aumentam. Agora a busca é por experiências hiperpersonalizadas, por isso Empresas Inteligentes estão investindo em tecnologias que prometem fornecer plataformas omnicanal e multicanal para transformar a experiência do cliente.

Se sua companhia pretende se manter à frente no mercado, agregando valor ao atrair clientes e aumentar a receita, é importante aplicar estratégias que priorizem a experiência do consumidor enquanto navega por seu site ou aplicativo. Com a transformação digital, há uma enorme pressão para o foco no cliente. Um estudo da Experian afirma que, atualmente, 55% dos consumidores possuem maiores expectativas quando comparadas ao início da pandemia, além disso, 1 em cada 4 pessoas optou por migrar de empresa, se aquela em que já era cliente não conseguiu se adaptar rapidamente às necessidades digitais. É recomendado que as organizações busquem por soluções experientes no mercado de análise de dados, analytics, crédito e fraude.

Conheça 5 tendências para o Customer Experience em 2022:

  1. Digitalização de expansão dos canais
    Agora é mais comum que os clientes cheguem através de canais digitais e que eles sejam a prioridade. Por isso, é preciso investir na construção de aplicativos, experiências omnichannel e produtos digitais novos.
  2. Micro-momentos e personalização
    As expectativas estão altas. Os consumidores procuram por marcas que entendam e atendam suas necessidades individuais, que os façam sentir-se únicos e especiais. É necessário criar uma conexão com seu cliente, entender seus desejos e, rapidamente, entregar o que procuram.
  3. Eliminar o intermediário
    A tendência é que as organizações se conectem diretamente com o consumidor final, sem necessidade de intermediações com empresas terceirizadas.
  4. Experiências mais imersivas
    A tecnologia permite que as marcas possam impressionar seus clientes a partir de experiências envolventes e imersivas. Para manter-se relevante, as empresas devem tornar a experiência do consumidor memorável.
  5. Consumo consciente
    Os consumidores estão buscando entender melhor o impacto de suas compras e, sempre que possível, estão optando por consumir produtos e serviços de empresas mais responsáveis e consistentes.

A tecnologia é uma grande aliada ao que tange o propósito de melhorar a experiência do seu cliente. Um sistema de gestão de dados responsável pela automação dos dados, além de economizar tempo, também garante que a empresa não perca nenhum cliente. A partir de uma análise completa da jornada do consumidor, é possível entender e antecipar as necessidades do seu público, e entregar as soluções rápidas e hiperpersonalizadas que procuram.

Entenda seu público, engaje os clientes e cumpra suas promessas com as soluções de experiência do cliente da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.