Tendências do agronegócio a partir de 2021

Por: SAP Brasil

No geral, a pandemia acelerou as tendências pré-existentes no agronegócio, as mudanças que pensávamos que levariam alguns anos estão ocorrendo agora.

A tecnologia chegou ao campo mais rápido do que poderíamos prever. Vamos aos fatos: 80% do mercado potencial de drones no curto prazo deverão estar na agricultura e US$16,8 bilhões é o valor esperado do mercado de robôs agrícolas até 2020.

O agronegócio vinha passando por uma onda de transformação digital, e em um cenário pós pandemia, com pautas como segurança alimentar, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais em foco, o setor deve viver um momento disruptivo.

No geral, a pandemia acelerou as tendências pré-existentes, as mudanças que pensávamos que levariam alguns anos estão ocorrendo agora. Confira as principais tendências para o agronegócio a partir de 2021:

Adoção de novas tecnologias e digitalização em campo

Na busca por mais eficiência, menor custo e maior integração o agronegócio está explorando todo o tipo de recurso tecnológico. Dos drones sobrevoando o campo para acompanhar as colheitas, a Inteligência Artificial aplicada na pecuária, máquinas agrícolas com tecnologias de sensores e Internet das Coisas até o uso de tecnologia em nuvem para gerir melhor processos administrativos e a cadeira de suprimentos.

Aprimoramento da cadeia de valor

Os consumidores estão mais empoderados e exigentes, as demandas sobre a origem e valor nutricional dos alimentos são uma realidade. Empresas do agronegócio devem trabalhar para mostrar transparência nos processos e apresentar informações como: origem, rastreabilidade, qualidade e segurança, criando uma conexão mais estreita entre produtor e consumidor.

Responsabilidade coletiva e consciência sustentável

Ser uma empresa comprometida com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais deixou de ser um diferencial e passou a ser um dever. Com as mudanças climáticas e as discussões envolvendo o papel do agronegócio da saúde mundial, as empresas do setor desenvolveram maior consciência do impacto de suas decisões. Esse novo pensamento inclui a adoção de diferentes iniciativas, como: tecnologia para obter resiliência climática, menor produção de carbono, maior eficiência hídrica e energética, etc. Tudo isso, além do cuidado na criação de um ecossistema de negócios sustentável, ou seja, a busca por parceiros de negócios e fornecedores com a mesma consciência e responsabilidade.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse nosso conteúdo exclusivo e gratuito “Crie valor na rede digital de agronegócios”.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.